Cidades

Cadastro positivo beneficiará clientes e empresários

IPATINGA – A nova Lei do Cadastro Positivo, sancionada neste mês, traz novidades que irão valorizar e beneficiar o consumidor bom pagador. Diferentemente do Cadastro Negativo, que aponta somente a situação atual de restrição ao crédito, o Cadastro Positivo é um banco de dados que apresenta o histórico de pagamentos realizados pelos consumidores.

Com a nova lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República, todos os consumidores passam a participar automaticamente do banco de dados. Mas os consumidores não são obrigados a permanecer na base do Cadastro Positivo e podem pedir a exclusão de seus dados, de forma gratuita, a qualquer momento.

O banco existe desde 2011 e pelos próximos 90 dias, haverá uma campanha a respeito das novas regras. As novas informações do banco de dados estarão disponibilizadas para o mercado de crédito daqui a cinco meses.

CRÉDITO

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, entidade representante do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) no município, os consumidores com um bom histórico de adimplência terão vantagens para acesso a créditos e até mesmo redução de juros.

“Com o Cadastro Positivo, as empresas terão acesso a uma análise de crédito mais ampla de cada consumidor. Então, o bom pagador, aquele que tem suas contas em dia, terá mais oportunidade de negociar prazos, taxas de juros e terá mais facilidade no acesso às diversas linhas de crédito. Portanto, a nova lei é um avanço que trará benefícios para o consumidor de uma forma automática”, pontua José Carlos.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga, Cláudio Zambaldi, a lei deve diminuir o nível de inadimplência e ter bons reflexos também para as empresas. “O Cadastro Positivo é utilizado em outros países e mostrou resultados promissores. As pessoas vão querer estar inclusas neste banco para obterem as vantagens. Para isso, é preciso estar adimplente. Logo, a tendência é que o nível de endividamento diminua. Outro ponto positivo da lei é que as informações, que antes eram privilégio das grandes instituições financeiras, serão compartilhadas com o mercado de crédito, o que torna a concorrência mais justa”, avalia Cláudio.

PONTUAÇÃO

O score de crédito é resultado da análise estatística dos hábitos de pagamento do consumidor, do seu relacionamento com o mercado e de seus dados cadastrais. O peso de cada uma dessas informações é definido de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de indivíduos com características financeiras parecidas. Desse modo, estatisticamente, é possível comparar as características de um consumidor específico com outros do mesmo grupo para o cálculo da nota do score. Assim que o novo Cadastro Positivo entrar em operação, o consumidor pode acessar seu histórico de pagamentos gratuitamente pela internet em sua área logada no site do SPC Brasil ou por telefone, por meio do SAC 0800 887 9105.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com