Policia

Briga pessoal motivou crime

IPATINGA – Um adolescente de 17 anos foi apreendido acusado de matar a tiros Jânio Pereira Spindula, 26 anos, no dia 1º deste mês. Depois de denúncias anônimas informando onde o rapaz morava, a Polícia Militar conseguiu localizá-lo na tarde da última segunda-feira (9), na rua Dois, no bairro Planalto II.

No guarda-roupas do menor foi encontrada a possível arma do crime, um revólver calibre .38, municiado com cinco cartuchos intactos. Ele confessou ter atirado contra Jânio depois que os dois tiveram um desentendimento. Segundo ele, a vítima já havia tentado matá-lo e esta seria uma forma de se defender.

PESSOAL
Em seu depoimento perante a delegada de homicídios Irene Angélica Franco, o menor afirmou que a briga era pessoal e que nada tem a ver com a rixa entre as gangues do Planalto e Veneza. O desacerto entre o menor infrator e Jânio teria começado depois que um jogou água na mãe do outro de cima do prédio onde Jânio morava.

A Polícia Civil ainda irá confirmar outra versão apresentada pelo menor: a de que Jânio teria tentado matá-lo dias antes de ser assassinado. “Ele ainda fala que dias antes dele ter cometido o assassinado, Jânio teria dado uns tiros nele também no bairro Planalto e foi aí que ele viu que teria que revidar. Mas essa é a versão do adolescente. Nada confirmado pela polícia”, acrescenta a delegada Irene.

O menor foi ouvido e liberado. Conforme explica a delegada Irene, o jovem não ficou apreendido porque ele não se encontrava mais em estado de flagrante conforme prevê a lei.

O CRIME
Por volta de 23h, do dia 1º de abril, na rua Rio Itajaí – Conjunto Habitacional do bairro Planalto – Jânio Pereira Spindula, 26 anos, foi alvejado com vários tiros. Segundo testemunhas, dois indivíduos em uma bicicleta se aproximaram da vítima, momento em que o carona desceu e sacou um revólver e, sem dizer nenhuma palavra, efetuou os disparos.

Jânio foi atingido na região da face e braço. Um amigo que estava em companhia da vítima correu para o interior do prédio e disse para a polícia que não conseguiu ver por onde os autores do crime fugiram. “Desde o primeiro momento que este fato aconteceu a delegacia de homicídios já sabia que não tinha sido cometido por ninguém do bairro Veneza e que seria uma desavença lá do bairro Planalto mesmo”, afirmou a delegada.

CONFLITO
Embora o assassinato de Jânio não esteja ligado à guerra entre as gangues do Planalto e do Veneza II, a verdade é que existe um confronto entre os dois grupos. É o que afirmou a delegada Irene Angélica.

Segundo a policial a briga já se arrasta desde 2010 e pelo menos vinte crimes contra vida já ocorreram nos dois bairros. “São meninos que tem brigas desde quando eram pequenos. Alguns já estão presos em virtude destes crimes. Entretanto, nem todas as mortes que acontecem lá que são por causa dessa briga. Existem assassinatos que são praticados por desavenças passionais, pessoais e nem todos podem estar ligados à disputa por ponto de tráfico de drogas”, finalizou a delegada.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com