Cultura

‘Bookcrossing’, a viagem dos livros

(Crédito: Secom/PMI)

IPATINGA Uma nova modalidade de divulgação e democratização do acesso à leitura começa a ganhar adeptos em Ipatinga e região. Desde o mês passado, a Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares já disponibilizou – ou “libertou” – mais de 300 títulos de livros que fazem parte do programa “Bookcrossing”.

A prática foi criada em 2001, nos Estados Unidos. Consiste em deixar um livro num local público qualquer, para que possa ser encontrado e lido por outra pessoa, que por sua vez deverá fazer o mesmo, dando continuidade ao processo. Atualmente, o “Bookcrossing” já espalhou mais de 6 milhões de exemplares em 130 países, com cerca de 2,5 milhões de membros cadastrados. O Brasil conta com cerca de 10 mil participantes registrados e 40 pontos oficiais instalados em todas as regiões, conforme o site www.bookcrossing.com.br.

A prefeitura de Ipatinga aderiu à iniciativa em 2011, e agora a Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares está criando um ponto oficial de Bookcrossing para divulgação do programa. São exemplares de estilos e autores variados de literatura, livros didáticos, pedagógicos, científicos, de artes e curiosidades, que podem ser “esquecidos de propósito” em praças, pontos de ônibus, restaurantes, antessalas de consultórios, escolas, bancas de revista, etc.

O mais importante é multiplicar a comunidade de leitores, sem limites geográficos ou culturais. O objetivo é transformar “o mundo inteiro numa biblioteca”, tornando a leitura verdadeiramente universal. “Os membros dessa comunidade de leitores possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de liberar seus próprios livros para que outras pessoas possam ler, ao invés de manter as obras paradas nas estantes”, detalha a diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Ipatinga, Nilcinéia Amorim.

Biblioteca incentiva projetos de leitura
Na Biblioteca Zumbi dos Palmares já funciona a galeria especial “Livros para Voar”, que possibilita que os leitores interessados possam utilizar as obras literárias disponibilizadas de forma gratuita. Neste caso, não há necessidade de fazer qualquer tipo de cadastro, mas o objetivo básico do “Bookcrossing” está reforçado: “Faça do mundo uma biblioteca”.

“Essa é mais uma iniciativa para promover a valorização do espaço público e cultural da Biblioteca Municipal, e queremos contar com a participação cada vez maior da comunidade”, avalia a funcionária pública Lúcia Castro Alves, uma entusiasta do projeto e que se dedica aos programas de democratização do acesso à leitura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com