Nacionais

Bolsonaro quer liberar punição a quem matar em defesa da propriedade

Em discurso aos latifundiários e para agradar o agronegócio, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) prometeu enviar ao Congresso um projeto de lei para que o excludente de ilicitude seja aplicado nos casos em que alguém aja para defender sua propriedade. Segundo o presidente, pelo texto, quem matar em defesa da propriedade privada ou da própria vida responderá pelo crime, mas não sofrerá nenhuma punição. O projeto, se apresentado, precisará passar por aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A impunidade aos assassinos de sem-terras e defensores de direitos humanos, caso venha a ser oficializada pelo governo só vai agravar ainda mais a violência no campo e estabelecer uma política que já existe de fato e que vem se acentuando a cada dia.

A declaração foi dada hoje de manhã, em Ribeirão Preto (SP), onde Bolsonaro participou da abertura da Agrishow, feira de tecnologia para o agronegócio. Ele classificou a propriedade privada como “sagrada”.

“É um projeto de lei que será enviado para Câmara, vai dar o que falar, mas é uma maneira de ajudar a violência no campo. É fazer com que, ao se defender sua propriedade privada ou sua vida, o cidadão de bem entre no excludente de ilicitude, ou seja, ele responde, mas não tem punição”, disse.

Hoje, segundo o artigo 23 do Código Penal, não há punição quando alguém pratica um fato em três situações:

. em estado de necessidade;

. em legítima defesa;

. em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

No entanto, a lei prevê que a pessoa poderá responder por eventuais excessos. O presidente não fez observações sobre isso nem detalhou se o projeto alteraria essas restrições.

Em seu discurso, Bolsonaro disse também que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), colocará em pauta na semana que vem um projeto de lei que visa fazer com que proprietários rurais que tenham posse de arma possam utilizá-la em todo o perímetro de suas terras.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com