Nacionais

Bolsonaro demite diretor do Inpe por dados sobre desmatamento

Presidente disse que números medidos por satélite eram mentirosos e diretor do órgão rebateu: “Ele tomou uma atitude pusilânime, covarde”

(DO EL PAÍS) – “Diante da maneira que eu me manifestei com relação ao presidente criou um constrangimento que é insustentável. Então eu serei exonerado”, afirmou nesta sexta-feira Ricardo Magnus Osório Galvão, ao anunciar a decisão do Governo Bolsonaro de demiti-lo do cargo de diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A declaração foi feita a jornalistas após uma reunião de cerca de duas horas com o ministro de Ciências e Tecnologia, Marcos Pontes, em Brasília. O Governo confirmou a exoneração do diretor do órgão. Já o Inpe disse que não se manifestaria por enquanto.

MENTIRA

A demissão ocorre após um longo processo de desgaste em torno das informações sobre o desmatamento das florestas brasileiras. O mais grave capítulo da crise foi aberto em 19 de julho, quando o presidente Jair Bolsonaro chamou de mentirosos os dados do Inpe que indicavam o aumento da destruição da Amazônia sob sua gestão, durante um café da manhã com jornalistas convidados. “Estou convencido de que os dados de desmatamento são mentira”, afirmou, dizendo ainda que o Instituto parecia agir “a serviço de uma ONG”. Seu ápice, entretanto, foi nesta quinta-feira, quando finalmente o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou a abertura de um processo de concorrência pública para contratar um serviço de medição da destruição da Amazônia.

REAÇÃO VEEMENTE

O Inpe mede com satélites o desmatamento das florestas brasileiras desde 1988. Galvão, que é engenheiro e físico e trabalha desde 1970 no Instituto, reagiu com veemência desde às primeiras declarações de Bolsonaro e seus ministros questionando o trabalho do órgão. Respaldado por boa parte da comunidade científica, deu entrevistas a jornais e emissoras de televisão classificando como inaceitáveis as declarações do presidente e chamando-o de “covarde”. “Ele tomou uma atitude pusilânime, covarde, de fazer uma declaração em público talvez esperando que peça demissão, mas eu não vou fazer isso”, afirmou Galvão ao jornal O Estado de S.Paulo em 20 de julho.  “Eu sou um senhor de 71 anos, membro da Academia Brasileira de Ciências, não vou aceitar uma ofensa desse tipo. Ele que tenha coragem de, frente a frente, justificar o que ele está fazendo”, completou o engenheiro, cujo mandato na direção do Instituto duraria quatro anos. No dia seguinte, à Folha, negou que pediria demissão.  “Pode haver consequências para mim, ser demitido. Mas para o instituto não pode haver”.

OFENSIVA

O Governo, entretanto, manteve sua ofensiva para tentar minar a credibilidade do Instituto. O presidente pediu uma investigação para apurar a divulgação dos dados sobre a destruição da Amazônia, e já havia ameaçado demitir o diretor por quebra de “confiança”. Já nesta quinta-feira, o Governo federal voltou a classificar os dados sobre o desmatamento da Amazônia de “falsos” e, em entrevista coletiva, o ministro Ricardo Salles anunciou a licitação para contratar “uma empresa, porque o Brasil requer um sistema de controle melhor”.

“A exoneração de Ricardo Galvão é lamentável, mas era esperada. Ele selou seu destino ao não se calar diante das acusações atrozes de Jair Bolsonaro ao Inpe. Ao reagir, Galvão também preservou a transparência dos dados de desmatamento, ao chamar a atenção da sociedade brasileira e da comunidade internacional para os ataques sórdidos, autoritários e mentirosos de Bolsonaro e Ricardo Salles à ciência do Inpe”, declarou em nota Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima.

O Governo ainda não comunicou quem assumirá o comando do instituto, embora o engenheiro tenha indicado um nome para substituí-lo e, na mesma entrevista que comunicou sua saída do cargo, reiterou que recebeu do ministro Marcos Pontes a garantia de que o Inpe manteria sua independência e linha de trabalho. O ministro da Ciência e Tecnologia limitou-se a agradecer o trabalho de Galvão, sem entrar na polêmica. “Tenho certeza que sua dedicação deixa um grande legado para a instituição e para o país.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com