Cidades

Bebês já saem do HMC com certidão de nascimento

(Crédito: Divulgação)

 

IPATINGA – Em dezembro, mês em que se comemora o Natal e o nascimento de uma nova vida, o Hospital Márcio Cunha preparou um presente para pais e filhos. Além de assegurar a qualidade da assistência prestada às mães e aos recém-nascidos, o HMC agora conta também com a emissão de certidões de nascimento. O documento, que é gratuito – conforme o artigo 30 da lei 6.015/73, começou a ser realizado na terça (3). A certidão pode ser feita antes mesmo da alta hospitalar do paciente na Sala do Cartório (Unidade Interligada de Registro Civil), localizada no 1º andar do Hospital Márcio Cunha.

Para efetuar a certidão de nascimento do recém-nascido, basta que sejam apresentados os documentos: declaração de nascido vivo (DNV), identidade do declarante, identidade da mãe e/ou certidão de casamento. “A emissão da certidão de nascimento dentro do hospital é um importante fator de humanização e cidadania, pois é o primeiro documento a que toda pessoa tem direito, tornando-se cidadão”, ressalta Mauro Oscar Soares de Souza Lima, diretor do Hospital Márcio Cunha.

CONVÊNIO

A implantação do novo serviço foi formalizada por meio de convênio entre a Fundação São Francisco Xavier, administradora do HMC, e o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Ipatinga. “É um projeto social muito relevante, do qual sentimos honrados em fazer parte”, pontuou a oficial titular Rose Mary de Paula Soares. Para o diretor executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo Ramos, “a parceria reforça o papel da Fundação com a comunidade, ao ofertar cada vez mais qualidade, bem-estar e comodidade aos pacientes e acompanhantes na instituição.”

PRIMEIRO REGISTRO
O primeiro bebê do Hospital Márcio Cunha a desfrutar dessa comodidade foi o pequeno Benjamim, já no seu segundo dia de vida. Os pais Orlando Francisco Paulista e Gilziane Pereira de Brito Paulista agradeceram o benefício. “Isso é importante demais, além de adiantar bastante o nosso lado, porque agora a criança sai da Maternidade registrada. Com a certidão dele em mãos, já podemos fazer também o seu documento de Identidade Hospitalar (IH) e até mesmo agendar o Teste da Orelhinha no próprio hospital, economizando tempo e com mais segurança. Outra vantagem é que, ao invés do pai fazer o registro sozinho, agora a mãe também pode participar.”

PARCERIA

O projeto de funcionamento da Unidade Interligada de Registro Civil das Pessoas Naturais em estabelecimentos de saúde que realizam partos é uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Corregedoria Geral de Justiça, o Governo Federal, a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social e o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais.


O pequeno Benjamim, com os pais Orlando e Gilziane, foi o primeiro bebê a receber a certidão de nascimento na Maternidade do Hospital Márcio Cunha

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com