Cidades

BDMG autoriza início das obras de saneamento no Vila Celeste e Horto

Verbas foram captadas junto à Fundação Renova em compensação ao desastre de Mariana em 2015


IPATINGA – Obras de saneamento aguardadas há anos pela população, que já nem acreditava mais em sua realização, a ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto dos bairros Horto, Vila Celeste e Chácaras Madalena tiveram, nesta segunda-feira (09), sinal verde do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais para serem iniciadas nos próximos dias. Serão investidos mais de R$ 6 milhões nestas obras, recursos oriundos da Fundação Renova, como compensação por danos provocados pelo acidente ambiental ocorrido em Mariana, em novembro de 2015, em cidades da bacia hidrográfica do Rio Doce.

O Banco é o responsável por realizar a gestão dos recursos destinados pela Renova aos municípios atingidos pelos efeitos do rompimento da barragem da Samarco, como medida compensatória e sem a aprovação dele não se consegue iniciar nenhuma obra com os recursos da Fundação.

“São recursos difíceis de serem liberados. De todos os 40 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo situados na calha do Rio Doce, somos um dos primeiros, senão o primeiro, a conseguir autorização para utilizar um recurso desta magnitude. Isso mostra a dedicação e a capacidade técnica de todos os servidores que participaram desse processo, que eu chamo de um verdadeiro parto laborioso. Tivemos, além de submeter os projetos executivos ao BDMG, colocar também nosso processo licitatório sob análise do banco. Nesta segunda-feira, 9, finalmente recebemos o documento autorizando a assinatura da ordem de serviço para início das obras. O processo licitatório já devidamente homologado e o contrato com a empresa assinado. Agora, com esta liberação do BDMG, vamos dar a ordem de serviços, tanto para o Vila Celeste quanto para o Horto, nos próximos dias”, destacou o prefeito Nardyello Rocha.

OBRAS

Em relação ao bairro Horto, a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Núbia Laís Fernandes, explica que há anos os moradores e comerciantes são assolados por um problema crônico causado pelo lançamento do esgoto junto à rede de escoamento pluvial. “Os impactos ambientais e na qualidade de vida da população são grandes. Isso porque, além de conviver diariamente com o mau-cheiro exalado pelas bocas de lobo, proveniente do esgoto doméstico, em períodos chuvosos há também o transbordamento de todo o efluente coletado”, detalhou.

“Diante dessa situação – como explica o prefeito –, se fez necessária a troca de toda a rede, porque o bairro cresceu muito, principalmente no que diz respeito às construções verticais. É óbvio que isso trouxe diversos problemas sanitários”, observou.

No local, a Prefeitura de Ipatinga irá investir na instalação de rede coletora de esgoto. Serão atendidas as ruas Jacarandá, Jequitibá, Ficus, Eucaliptos, Cedro, Caviúna e Palmeiras, além da avenida Castelo Branco. Entre as ruas Jequitibá e Palmeiras haverá uma Estação Elevatória para receber e bombear o esgotamento sanitário até a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – do Amaro Lanari.

Apesar da gravidade do problema no Horto, é nos bairros Vila Celeste e Chácaras Madalena onde será investida a maior parte do recurso. Em ruas onde há registros de problemas históricos de lançamento de esgoto diretamente no ribeirão Ipanema, como Pelicano, Tucanuçu, Sensitiva e Sálvia, a construção de interceptores possibilitará a solução para o dano ambiental.

“Infelizmente, esse lançamento de esgoto em diversos trechos do ribeirão Ipanema perdura há anos, mas agora vamos colocar um fim nisso. Mais de R$ 4,5 milhões serão investidos em uma estrutura de gabião para conter os processos erosivos e proteger a rede de interceptores que será feita. Essa é uma obra esperada por muito tempo pela comunidade da região da Vila Celeste e por isso sinto-me privilegiado de poder viabilizá-la em nosso governo”, concluiu Nardyello.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com