Nacionais

Bancários em greve por tempo indeterminado, afirma sindicato

IPATINGA – No segundo dia de greve dos bancários na região do Vale do Aço, todas as agências da Caixa Econômica Federal estão paralisadas. Apenas as agências do Banco do Brasil situadas no Horto e no Iguaçu, em Ipatinga, estão funcionando normalmente, de acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Ipatinga e Região (SEEB).

Em resposta à austeridade dos banqueiros, que se recusam a atender as reivindicações da categoria, a greve será por tempo indeterminado caso os bancos não aceitem a nova proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancários (Fenaban), afirma também o Sindicato.
As principais reivindicações são: aumento real de 5%, fim das metas abusivas, mais contratações, igualdade de oportunidades, fim do assédio moral e mais segurança aos profissionais.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Ipatinga e Região (SEEB), José Carlos Bragança, explicou: “Como não foi apresentada uma proposta condizente às cobradas pela categoria, a paralisação, como nos anos anteriores, seguirá por tempo indeterminado, já que a recomendação de acordo com o comando nacional da categoria foi rejeitada”.

Em nota, o Sindicato informou que a população tem todo o direito de atendimento nas agências onde não há paralisações e, no caso de algum gerente impedir o atendimento, os usuários devem fazer um boletim de ocorrência e ligar para a Ouvidoria do banco, além de fazer denúncia junto ao Banco Central. Ainda de acordo com o sindicato, os bancos têm totais condições de atender às reivindicações, já que o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander que são os seis maiores bancos nacionais, tiveram um lucro de R$ 30 bilhões só no primeiro semestre de 2013.

ALTERNATIVAS

De acordo com nota da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a população tem várias alternativas para a realização de transações financeiras e pagamento de contas além das agências bancárias.
“Os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados”, afirma.


Ao todo, 13 agências paralisaram serviços
DA REDAÇÃO
– Segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Ipatinga e Região (SEEB), 13 agências aderiram à greve dos bancos no Vale do Aço. Desse total, cinco são do Banco do Brasil e oito da Caixa Econômica Federal.

Em Timóteo, pararam as agências do Banco do Brasil dos Centros Sul e Norte; em Coronel Fabriciano, o BB interrompeu os atendimentos em todas as unidades e, em Ipatinga, somente no Centro e bairro Canaã. Já os bancários da Caixa Econômica Federal decretaram greve e pararam as unidades do bairro São José e do Centro Norte, em Timóteo, do Centro e Melo Viana, em Coronel Fabriciano, e do Horto, Cidade Nobre e Centro de Ipatinga. Na região, os bancos privados ainda não aderiram ao movimento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com