Cultura

Balé clássico sobe ao palco do Centro Cultural Usiminas

Montagem de Paquita terá participação especial de Luana Correa e Gustavo Carvalho, bailarinos do Rio de Janeiro (Crédito: Grão Fotografia)


IPATINGA
– Fim de semana de ballet clássico no Centro Cultural Usiminas. Em cartaz Paquita, 1º de dezembro, e Alice no País das Maravilhas, no dia 2 dezembro, sempre às 20h. No elenco, alunas do projeto Centro de Referência em dança do Vale do Aço e da Academia Olguin, do bairro Cariru. Na apresentação de Paquita, participação especial de Luana Correa e Gustavo Carvalho, bailarinos da Cia. Brasileira de Ballet Clássico do Rio de Janeiro, dirigida pelo renomado coreógrafo Jorge Teixeira.

Os espetáculos encerram a primeira fase do projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço, dirigido por Salette Olguin, que teve início em outubro deste ano. O projeto foi instituído em 1999 por Zélia Olguin, com o objetivo de desenvolver atividades voltadas para o estudo e experimentação da dança. Os participantes recebem aulas de ballet clássico. Periodicamente o projeto contrata bailarinos de companhias profissionais para trabalharem junto aos alunos.

Nos dias 10 e 11 de novembro, a bailarina de Belo Horizonte, Adriana Vilela, esteve em Ipatinga, trabalhando com as alunas do projeto na montagem do clássico de repertório Paquita. A bailarina tem sua carreira marcada por participações em importantes companhias nacionais e internacionais, como a Companhia de Dança do Palácio das Artes, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Companhia Nacional de Bailados, Portugal, Stdattheater Augsburg, na Alemanha e Companhia de Salgsburg na Áustria. Atualmente é maitre e repetiteur. Ministra cursos de aulas de pontas e de repertório, sendo convidada constante a ministrar cursos em Monchemgladbach, na Alemanha.

PAQUITA

Paquita é um ballet de repertório em dois atos, que foi encenado pela primeira vez em 1846, com música de Deldevez e coreografia original de Mazilier e Marius Petipa. Na apresentação do dia 1º de dezembro será apresentado o segundo ato do ballet, que conta com adaptação e remontagem assinada pela bailarina Larissa Olguin, com direção geral de Salette Olguin.

Os bailarinos convidados Gustavo Carvalho e Luana Corrêa iniciaram sua formação profissional em 2007, no Conservatório Brasileiro de Dança, sob a direção do professor Jorge Teixeira. Luana conquistou Medalha de Ouro no Youth América Grand Prix, realizado em Nova York e, por dois anos consecutivos o prêmio Revelação Danzamérica, realizado na Argentina. A bailarina conquistou vários primeiros lugares em concursos nacionais e no Festival de Dança de Joinville. Gustavo também recebeu por dois anos consecutivos o prêmio Revelação Danzamérica e conquistou vários primeiros lugares nas principais competições nacionais, incluindo Joinville. Em 2010, conquistou o 3º Lugar, no 3º Internacional de Baltet Invitational – Beijing, China. Os bailarinos têm se apresentado como convidados em diferentes “Galas” no exterior: Estados Unidos, China, Argentina, México e Israel, além de várias cidades do território nacional.

ALICE

No domingo (2), cerca de 80 bailarinas integram o elenco de Alice no País das Maravilhas, alunas do Centro de Referência em Dança e da Academia Olguin, que funciona no bairro Cariru. O espetáculo tem a direção geral e coreografia assinada por Salette Olguin, cenários e figurinos de Souza Lobbo. Conta com participação especial das bailarinas Larissa Olguin e Noelle Dias.
Inspirado na obra de Lewis Carroll, o espetáculo conta a história da menina Alice, que cai numa toca de coelho e é transportada pra um lugar fantástico, povoado por diferentes criaturas, onde vive incríveis aventuras. As coreografias contam com músicas de Schubert, Bizet, Beethowen, Julius Fucik e vários outros.

SERVIÇO
O Centro de Referência em Dança do Vale do Aço é patrocinado pela Usiminas. Conta com apoio do Usicultura e Incentivo do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ingressos à venda na bilheteria do teatro a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) para professores, estudantes, menores de 18 e maiores de 60. Informações (31) 3822 3031.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com