Cidades

Bairro Caravelas vive nova realidade após investimentos

A nova creche do Caravelas está em fase adiantada de construção: antigo sonho

IPATINGA
– Bairro que possui localização privilegiada, bom acesso aos serviços públicos e comércio e a maioria das ruas pavimentadas, o Caravelas voltou a fazer parte do planejamento de obras executado pela Prefeitura no município de Ipatinga. De 2013 para cá, novos investimentos foram realizados ou estão em andamento, contemplando áreas essenciais, como Saúde, Educação, limpeza pública, saneamento básico e melhorias urbanas. São projetos que atendem reivindicações antigas da comunidade, que ficou algum tempo “esquecida” e agora comemora a nova realidade.

Depois de ter “obras lançadas” por duas vezes em governos anteriores, a nova Unidade Básica de Saúde do Caravelas deixou de ser promessa em 2014, quando começou a ser erguida pela Administração Municipal. Em abril de 2015, foi inaugurada com equipamentos novos e entrou em funcionamento, tornando-se a primeira UBS construída no município depois de 2004. Com isso, uma população estimada em 10 mil moradores do bairro, que era referenciada para receber atendimentos nas unidades do Veneza II e Jardim Panorama, passou a contar com serviços de atenção básica saúde, como consultas, vacinação e farmácia, próximos de suas casas.

Ocupando um terreno de 640 metros quadrados, na esquina das Ruas Itajaí e Campo Grande, a UBS do Caravelas é equipada com salas de vacinação, medicação, curativo e acolhimento, farmácia, consultórios médicos e odontológicos. Os investimentos nas obras, da ordem de R$ 1,3 milhão, foram conseguidos pela Administração Municipal em parceria com o Governo de Minas.

ESCOLA E CRECHE
Na área da Educação, a Prefeitura destinou investimentos inovadores no Caravelas. A Escola Municipal Benvinda Moreira Pacheco está ganhando uma sala multiuso nova e cobertura do pátio. As obras foram indicadas pela própria comunidade escolar, dentro do Orçamento Participativo da Educação que alcançou toda rede municipal de ensino com intervenções e melhorias na infraestrutura das unidades de Ipatinga.

Outro “antigo sonho” que a cada dia vira realidade no bairro é o Centro Municipal de Educação Infantil do Caravelas, que está com obras avançadas na Rua Bauru. A nova creche pública terá capacidade para atender cerca de 200 crianças de 0 a 5 anos, nos períodos matutino e vespertino, contribuindo para ampliar as vagas na Educação Infantil ofertada pelo município. Os investimentos de R$ 1,5 milhão são conveniados com o governo Federal.

A Creche do Caravelas será equipada com salas de aula e de informática, biblioteca, fraldário, área recreativa coberta, parque, refeitório e demais ambientes para aprendizagem e lazer das crianças. A auxiliar de cozinha Aparecida Rodrigues de Freitas, de 44 anos, mostra com orgulho as obras que acompanha todos os dias num trecho da rua Bauru, que antes era usado como ponto de drogas e prostituição. “Moro aqui há 10 anos e essa creche vai beneficiar muitas mães que precisam de um local seguro para deixar seus filhos enquanto trabalham”, apoia a moradora, também comemorando o projeto de pavimentação da via, que está sendo executado em regime de mutirão com a participação da comunidade. “Nossa vida está mudando para melhor”, conclui.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

No Caravelas e em toda cidade, a Administração incentiva a participação popular para realizar intervenções que melhoram a qualidade de vida em Ipatinga. Uma dessas iniciativas se deu na revitalização do campo de futebol da Rua Apucarama, que estava abandonado. A Prefeitura fez a limpeza do terreno, reformou o alambrado, fez a terraplenagem e o plantio de um novo gramado, enquanto os moradores se cotizaram para custear o sistema de drenagem. O campo hoje voltou a ser um ponto de lazer e esportes para toda comunidade.


Os becos da Rua Amazonas receberam obras de infraestrutura e urbanização há muitos anos demandadas
pela comunidade


Becos e ruas urbanizados

A Rua Paranavaí, no acesso do Caravelas à BR-381, foi uma das primeiras a receber obras da Prefeitura aprovadas pela população no Orçamento Participativo de Ipatinga (Compor). A via, antes de terra batida e escura, está totalmente pavimentada, com asfalto, drenagem, meio-fio e sinalização, e ganhou iluminação pública para melhorar ainda mais as condições de segurança dos moradores.

Os projetos de mutirões realizados em parceiras com a comunidade em diversos bairros da cidade também apresentam resultados positivos no Caravelas. Um exemplo é a Rua Carfanaum, que deixou de ser esburacada e foi toda pavimentada com bloquetes. A Prefeitura garantiu os materiais e assessoramento técnico, e os próprios moradores botaram a mão na massa para realizar o trabalho num trecho de 75 metros de extensão, próximo à esquina das Ruas Umuarama e Mossoró. Parceria semelhante vem sendo executada atualmente na Rua Bauru, onde também os moradores formam a mão de obra na instalação de bloquetes e meio-fio fornecidos pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop).

Rua Amazonas

Na Rua Amazonas, problemas que há anos geravam uma série de transtornos para os moradores estão agora sendo solucionados de maneira definitiva pela Administração Municipal. As histórias de dificuldade para chegar e sair dos cinco becos localizados na rua fazem parte do passado, depois que foram concluídas as obras de drenagem, pavimentação e urbanização no local.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com