Internacionais

Bachelet assume Presidência do Chile pela segunda vez

Aos 62 anos, a socialista Michelle Bachelet assumiu hoje (11), ao meio-dia, o segundo mandato como presidenta do Chile. A cerimônia foi no Senado, na cidade de Valparaíso, no litoral chileno. Isabel Allende, filha do falecido presidente Salvador Allende, assumiu a presidência do Senado.
Foi Isabel quem passou a faixa presidencial a Michelle. É a primeira vez que o Chile tem duas mulheres chefiando o Executivo e a Câmara Alta. Bachelet recebeu de seu antecessor, Sebastián Piñera, a estrela de cinco pontas que simboliza o poder presidencial no Chile.
Salvador Allende, pai da socialista Isabel, foi, além de presidente da República, presidente do Senado, de 1966 a 1969. Ele foi deposto e morto em setembro de 1973, em golpe de Estado chefiado pelo general Augusto Pinochet, que assumiu o poder e permaneceu na chefia do governo até 1990, quando foi substituído por Patricio Aylwin. O pai de Michelle Bachelet, Alberto Bachelet, era oficial da Força Aérea e morreu meses depois do golpe de Estado, depois de ter sido interrogado e torturado pelos próprios companheiros de armas.
Assistiram à cerimônia de posse no Senado chefes de Estado e de Governo de diversos países, entre os quais as presidentas do Brasil e da Argentina, Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, e o presidente do Equador, Rafael Correa.
Sem discursar, e já como autoridade máxima do país, Bachelet dirigiu-se, em seguida ao Palácio de Cerro Castillo, para receber os chefes de Estado e de Governo que vieram à cerimônia. O primeiro discurso da presidenta está previsto para as 17h45, em Santiago, na Praça da Constituição, em frente ao Palácio de La Moneda, sede do governo chileno.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com