Cidades

Avenida é inaugurada no bairro Vila Ipanema

O filho de Leôncio Guimarães esteve presente na inauguração e se emocionou com a homenagem que o pai recebeu

 

IPATINGA – Em continuidade às comemorações pelo 48º aniversário de Ipatinga, a Prefeitura Municipal inaugurou na manhã de ontem (28) uma nova avenida no bairro Vila Ipanema. A via recebeu o nome do empresário Leôncio Guimarães, fundador de uma das mais antigas concessionárias do Vale do Aço, a Guiauto, e já falecido. O local vai ligar, em mão única, o bairro Vila Ipanema à rua Belo Horizonte, no Centro da cidade.
Com investimento de R$ 1 milhão, segundo o secretário de Obras públicas da PMI, Rodrigo Sad, a obra foi iniciada em 2003 e permaneceu paralisada por alguns anos. “A obra passou por dois governos anteriores e só agora foi concluída. Houve um problema de desapropriação das famílias e a procuradoria da Prefeitura, depois de intensa negociação, conseguiu retirar as famílias do local. E de uma forma correta pudemos dar continuidade às obras dessa avenida”, declarou o secretário.
A avenida tem 1.260 metros e conta com pista para pedestres de mais de cinco metros. A nova via tem limite de velocidade de 40 quilômetros e está sinalizada.

PROBLEMA
A obra vai beneficiar o trânsito em Ipatinga principalmente nos horário de pico. Os maiores períodos de congestionamento próximos à entrada do bairro Vila Ipanema são registrados nos horários de 7h, meio-dia e às 17h. Para Rodrigo Sad, o problema está perto de ser solucionado. “Estamos vivendo um problema de trânsito e de uma mobilidade urbana muito grande. O número de veículos que Ipatinga possui hoje em relação à população é imenso. Durante a saída dos trabalhadores da Usiminas em determinados horários os engarrafamentos são intensos. E a obra vai facilitar muito essa questão”, considerou Sad.
As pessoas que passam pelo Vila Ipanema e se dirigem a outros bairros também serão beneficiadas com a nova avenida. “Todas as pessoas que vão para os bairros Caravelas, Veneza, Parque das Águas ou até mesmo com destino a Governador Valadares vão poder entrar no Vila Ipanema e sair na rua Belo Horizonte, próximo ao viaduto, já chegando na rua Londrina no Veneza”, explicou o secretário de Obras.
Para a presidente da Associação de Moradores do bairro, Lígia Pereira, a obra foi uma grande melhoria. “Vejo a inauguração da avenida como uma melhoria tanto para o nosso bairro quanto para os outros bairros. E é um ganho que todos os moradores de Ipatinga tiveram. Porque com certeza os problemas vão ser amenizados”, comemorou Lígia.

HOMENAGEM

O filho de Leôncio Guimarães esteve presente na inauguração e se emocionou com a homenagem que o pai recebeu. “Meu pai não era ipatinguense de nascimento, mas era de coração. Era um apaixonado pela cidade, e defendia o município com toda a sua força. Acredito que esta homenagem se deve pelo seu sucesso como empreendedor e pelas ações filantrópicas prestadas a Ipatinga. É com muito orgulho que eu falo da avenida que tem o nome de meu pai, Leôncio Guimarães”, salientou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com