Cidades

Avaliação de desempenho médico do HMC é destaque na Federassantas

IPATINGA – O superintendente do Hospital Márcio Cunha (HMC), Mauro Oscar Soares de Souza Lima, marcou presença no Encontro Federassantas 2014, evento que reuniu gestores de entidades hospitalares públicas privadas e filantrópicas e representantes do poder público (Ministério da Saúde, Ministério Público, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) para debaterem temas relevantes para o setor e que contribuam para o seu crescimento.

Realizado de 16 a 18 de setembro, em Belo Horizonte, o encontro contemplou ainda o 3º Seminário de Gestão do Corpo Clínico. Na ocasião, Mauro Oscar apresentou o modelo de avaliação desempenho médico implantado no Hospital Márcio Cunha e seus recentes aprimoramentos, como a adoção do sistema informatizado desenvolvido pela própria Fundação São Francisco Xavier, entidade que administra o hospital.

Na prática, as ações permitem à instituição mensurar indicadores de qualidade e produtividade e contemplar uma avaliação abrangente dos profissionais, baseada em quatro perspectivas: pessoas, clientes e parceiros, processos internos e resultados.

“Alinhado ao planejamento estratégico da Fundação São Francisco Xavier, o modelo de desempenho do Corpo Clínico proporciona uma avaliação das clínicas frente o hospital e de cada profissional componente em sua determinada clínica. E isso despertou a receptividade de muitos gestores de hospitais presentes no encontro, que demonstraram muito interesse na implantação dessa metodologia”, explica o superintendente do Hospital Márcio Cunha.

Evolução contínua
O modelo de desempenho do Corpo Clínico do HMC foi bem recebido pela equipe médica, que vem contribuindo com sugestões de melhorias junto à Superintendência. Após cada reunião realizada com médicos representantes de cada especialidade para apresentação dos resultados, estes levam a discussão para os membros de suas equipes, para, posteriormente, fazerem uma devolutiva junto à Superintendência do HMC e a Diretoria Executiva da FSFX.

“Todo desempenho pode ser aprimorado e aperfeiçoado, assim como nosso sistema e nossas práticas também. Pude conhecer na Federassantas outras experiências bem sucedidas, como o Hospital Mater Dei, que trabalha com a realização de alta dos pacientes até as 9 horas. É por isso que nossas ações em torno da melhoria da assistência prestada ao paciente e dos mecanismos que garantam a efetividade e o reconhecimento dos nossos profissionais precisam permanecer em constante evolução”, finaliza Mauro Oscar.

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