Cidades

Ausência da Feam em Audiência Pública sobre poluição é criticada

TIMÓTEO – Em atendimento à uma solicitação da Prefeitura de Timóteo, a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa promoveu uma audiência pública sobre a poluição atmosférica no Distrito Industrial do Limoeiro. As autoridades, moradores e empresários presentes criticaram a ausência de representantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). A instituição foi convidada a participar da audiência.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Trânsito e Serviços Urbanos, Galaba Gomes, também criticou a ausência da Feam. “É lamentável esta ausência, enquanto instituição fiscalizadora a fundação tem que assumir sua parcela de responsabilidade na busca de soluções para a questão da poluição no Distrito Industrial”. Ao término da audiência pública, a Comissão de Direitos Humanos solicitou uma série de informações aos órgãos ambientais e de fiscalização que servirão de base para a responsabilização civil e criminal das empresas que estão provocando a poluição.

AGRESSÕES
Poeira, nuvens de fumaça branca e vermelha, problemas respiratórios, crianças e adultos com olhos irritados são exemplos do ambiente no qual os moradores do Distrito do Setor 7 têm vivido nos últimos anos. “A comunidade se organizou para cobrar ações dos órgãos competentes, fizemos audiências regionais, passeata, as lideranças comunitárias estiveram na Feam acompanhando o secretário de Meio Ambiente, agora exigimos uma posição da Fundação no sentido de monitorar a poluição atmosférica e fazer com que as empresas se enquadrem na legislação ambiental”, comentou o presidente da Associação de Moradores do Limoeiro, Claudiney Caetano Assis.

BOX

Fundação Gorciex avalia
impacto ambiental no PERD

Os transtornos provocados pela poluição no Distrito Industrial (DI) do Limoeiro também podem afetar à mata do Parque Estadual do Rio Doce, em função da reserva fazer limite com os bairros atingidos. O gerente do PERD, Vinícius Assis Moreira, participou da audiência pública sobre a poluição no DI promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais no último dia 12.
O gerente comentou o convite para participar do encontro se devia à preocupação com a gestão da reserva. “Existe um protocolo de pesquisa, firmado com a Fundação Gorceix, vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto, que prevê a avaliação da interferência da poluição atmosférica nos remanescentes da Mata Atlântica na região, que atenderá também a área do PERD”, anunciou Moreira.
De acordo com o gerente, foi montado um posto de coleta próximo ao Limoeiro para a confirmação ou não se o PERD está sendo afetado de forma direta ou indireta, sendo que o trabalho de monitoramento já foi iniciado. “A fundação tem grande “know how” (qualificação) na pesquisa científica para avaliar o potencial de impacto negativo da poluição atmosférica, de definir a amplitude desse impacto e as medidas para mitigar ou eliminar os efeitos negativos”, destaca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com