Cidades

Aula inaugural reúne 1.300 profissionais da educação

IPATINGA – O início do ano letivo para os profissionais da educação começou com uma injeção de ânimo, nesta segunda-feira (4). A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Educação, realizou no Teatro do Centro Cultural Usiminas, a aula inaugural da rede municipal de ensino. O evento, que antecede a volta às aulas, programada para esta terça-feira (5), teve como ápice a palestra “Professor Nota 10: Competência Profissional e Pessoal”, ministrada pela PHD em Educação e Psicologia e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Cesgranrio, Thereza Penna Firme.

No total, mais de 1.300 professores, docentes de Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), assistiram e dialogaram sobre temas como motivação, resultados nas aprendizagem docentes e discentes e a importância de viver uma docência na alegria e com amor. Para isso, a cerimônia foi executada em dois momentos. Pela manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 14h às 17h, ambos para 650 pessoas.

PRIORIDADE E ESFORÇO

Ao lado da secretária de Educação Eva Sônia, o prefeito Nardyello Rocha destacou o esforço da atual gestão para fazer da educação uma prioridade. “Enquanto muitos municípios mineiros não conseguem dar previsão da volta às aulas, e ainda têm dificuldades de pagar em dia seus professores, pela falta do repasse financeiro por parte do governo do Estado, em Ipatinga, nós estamos vendo um milagre acontecer. Estou emocionado com essa cerimônia, principalmente pelo papel fundamental que a educação representa nesta gestão. Quero cuidar das nossas crianças, porque não tenho dúvida nenhuma que eles são o futuro da nossa nação”, discursou o chefe do Executivo, diante de uma entusiasmada platéia.

INVESTIMENTO

Nesta terça, mais de 20 mil alunos voltam às aulas em 45 escolas do município. Resultado de um extenso planejamento de atividades dentro do calendário escolar, executado pela Secretaria de Educação Durante todo o mês de janeiro.

Dentre os principais avanços, está a assinatura de parceria entre a Prefeitura de Ipatinga e as 32 entidades conveniadas que atuam na Educação Infantil, realizado na última quinta-feira (31). A união garantirá continuidade de atendimento para mais de 4 mil crianças ipatinguenses beneficiadas, com idade entre 0 e 5 anos. Um investimento total do município de mais de R$ 17 milhões ao longo de 2019.

No início de janeiro, aconteceu ainda a cerimônia de posse das novas equipes diretivas, que farão a gestão das escolas do município, durante o triênio 2019-2021.

“Tudo muito organizado e preparado para receber nossos alunos e deixar os pais tranquilos quanto ao andamento do ano letivo. Os contratos com as entidades conveniadas já foram assinados e também demos posse a mais de 400 concursados que atuarão dentro das nossas escolas, já neste semestre. Planejamento é a palavra chave para o bom desempenho na área da educação desta gestão”, relatou a secretaria Eva Sônia.

Durante a aula inaugural, Nardyello também ressaltou o ganho que a educação do município teve com as escolas de tempo integral em 2019. “Vamos pular de 1.500 para mais de 5.500 alunos nas escolas de tempo integral. Além disso, outra conquista para os professores é a implantação do diário eletrônico, que já é uma realidade nas salas de aulas de Ipatinga”, finalizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com