Cidades

Audiência debate aumento abusivo da taxas de limpeza em Ipatinga

IPATINGA – Está marcada para o próximo dia 10 de julho a audiência pública para tratar do aumento das taxas do município de Ipatinga, após a aprovação da lei nº 3738/17, de autoria do ex-prefeito Sebastião Quintão e que foi aprovada em setembro do ano passado.

O pedido para realização da audiência é de autoria da vereadora Lene Teixeira, que à época denunciou o aumento abusivo proposto e esteve entre os quatro parlamentares que votaram contra a iniciativa, juntamente com a vereadora Cassinha Carvalho (PSB) e os vereadores Sebastião Guedes (PT) e Wanderson Gandra (PSC).

O aumento das taxas veio à tona em abril deste ano, quando as guias de cobrança do IPTU e da taxa de coleta de lixo com os valores alterados foram enviadas para a população ipatinguense. Jésus Nascimento, que no momento ocupava o cargo de prefeito, suspendeu a cobrança. Na última segunda-feira (18), o prefeito Nardyello Rocha publicou no Diário Oficial as novas regras para cobrança, que começará a ser feita em 18 de julho.

SEM EFEITO

Para Lene, a suspensão das guias não surtiu nenhum efeito prático para a população. “Essa decisão política não foi acompanhada de encaminhamentos técnicos que trouxessem solução para o impasse. Além disso, vemos que agora a única mudança é a redução do número de vezes em que o pagamento poderá ser parcelado, prejudicando diretamente a população”, afirmou.

Além do requerimento de audiência pública, Lene Teixeira também está solicitando à Prefeitura esclarecimentos acerca dos gastos com a emissão dos boletos e o envio das guias suspensas e questionando se há previsão do Governo elaborar um novo projeto de revisão e redução dos valores das taxas.

Durante a audiência pública, serão debatidos os aumentos que também ocorreram em taxas, como a de licença de localização e funcionamento, a taxa de expediente e ainda a taxa para utilização das capelas do cemitério de Ipatinga, o que antes não era cobrado.

O evento será realizado às 14h30 no Plenário da Câmara Municipal de Ipatinga e terá a entrada aberta ao público.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com