Cidades

Ateliês estimulam crianças da Educação Infantil de Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, através da Secretaria de Educação e Cultura, está desenvolvendo uma série de atividades com as crianças da Educação Infantil. São os ateliês pedagógicos, projetos que envolvem música, dança, trabalhos manuais, conhecimentos do corpo humano, resgate de brincadeiras antigas e até cuidados com plantas e animais. O objetivo é melhorar a socialização e a coordenação motora, além de ampliar o vocabulário e a linguagem oral.

A estratégia de ensino contempla crianças de três a cinco anos. No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Espaço da Infância”, no bairro Silvio Pereira I, dez ateliês pedagógicos são desenvolvidos. Os pequenos são inseridos em ações que estimulam a autonomia de cada aluno durante a realização das atividades.

NOVAS DESCOBERTAS
No Ateliê Socioambiental Fazendinha, as crianças do 1º e 2º períodos aprendem a alimentar patinhos e a plantar sementes de verduras e legumes. “A gente pega a terra, coloca no potinho e depois enfia a sementinha, para ela crescer e virar plantinha”, explica o pequeno Gabriel Henrique, de apenas cinco anos.

A professora Rosineide Ribeiro ensina os cuidados com as plantas e desenvolve também o Ateliê Pesquisa e Descoberta. “A primeira experiência com as crianças foi plantar a semente de feijão no algodão. Diariamente, as crianças acompanhavam o crescimento e ficavam motivadas ao verem suas sementes se tornarem brotos. É um trabalho muito gratificante, que incentiva os cuidados ambientais e a independência na realização das atividades”, avalia a professora.

O trabalho nos ateliês começou no início deste ano letivo. Conforme a coordenadora pedagógico do CMEI “Espaço da Infância”, Claudinéia Barbosa, frequentemente os pais relatam histórias que os filhos contam sobre as novas experiências. “Estamos oferecendo uma nova forma de ensinar. A interação das crianças é feita através das vivências reais. Cada ateliê trabalha uma área de conhecimento e eles acabam levando esses conhecimentos para casa. As crianças se mostram disponíveis em ajudar os pais, em querer mostrar o que aprenderam e se sentem incentivadas, a cada dia, a participar de novas atividades”, relata Claudinéia.

ARTE, RECICLAGEM E CULTURA
Os trabalhos manuais fazem parte da rotina constante dos pequeninos atendidos pela Educação Infantil em Coronel Fabriciano. No Ateliê Reciclarte, as crianças aprendem a utilizar caixas de leite, bandejas de isopor, potes de plástico, retalhos de pano e vários outros materiais recicláveis na criação de brinquedos e artigos para a casa.

Nesta semana, as crianças estão transformando bandejas e retalhos de pano em pequenos quadros. “Os pais ficam muito satisfeitos quando as crianças chegam em casa com objetos feitos por eles mesmos. Tomamos o cuidado de usar cola e tinta especial para crianças e damos as instruções. A criatividade fica por conta de cada um. Cada criança é independente para criar”, informa a professora Cleonice Mendes.

CANTO E ALEGRIA
As tradicionais cantigas e brincadeiras de roda são resgatadas e valorizadas durante o Ateliê Canto e Alegria. “É um trabalho corporal que auxilia a criança a memorizar movimentos, músicas e a aprender velhas brincadeiras. Já trabalhamos músicas como ‘A barata diz que tem’, ‘Os escravos de Jó’ e as notas musicais. Estamos ampliando o vocabulário das crianças e contribuindo para que tenham uma infância recheada de cultura e conhecimento”, conta a professora Simone Geis Lage.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com