Cidades

Ascari deixa de recolher 20 mil toneladas de resíduos por mês

(Fotos: André Almeida)

 

IPATINGA – Fechada há quase um mês, a Associação de Catadores de Ipatinga (Ascari) está deixando de coletar na cidade 20 mil toneladas de material reciclável. É o que afirma o presidente da entidade, José Geraldo Izaías. Segundo ele, o trabalho dos catadores, interrompido no final do ano passado, poderia, inclusive, ajudar no combate à dengue, já que grande parte dos resíduos era retirada das ruas de Ipatinga.

Geraldo explicou que, anualmente, mais de 250 mil toneladas de resíduos passavam pela Associação até o imóvel onde funcionava a entidade ser alvo de uma ação de despejo. A Associação foi fechada no dia 27 de dezembro, devido a uma dívida de mais de R$ 50 mil, relativa a atrasos de mais de dois anos no pagamento do aluguel do imóvel. O Governo Robson (PPS) não pagou o aluguel argumentando que a associação não teve sua prestação de contas devidamente aprovada.

A empresa dona do galpão, que fica no bairro Canaã, entrou com uma ação na Vara da Fazenda Pública da comarca da cidade contra a locatária do imóvel. No dia 30 de novembro, o juiz Fábio Torres deu decisão favorável ao dono do imóvel – e o prazo para regularização dos pagamentos atrasados foi fixado em 26 de dezembro, sob pena de despejo.

Com falta de recursos próprios para realizar o pagamento, a Associação teve que retirar do imóvel todas as máquinas que realizavam a separação dos materiais e sua devida compactação.
Apesar da ação de despejo, a associação continua sediada no mesmo endereço, no bairro Canaã, porém o trabalho dos catadores está impossibilitado devido à ausência do equipamento.

O TRABALHO

Geraldo explica que a coleta realizada pela entidade é diferente, por exemplo, daquela feita pela Vital Engenharia, concessionária responsável pela limpeza pública na cidade. Além do recolhimento dos resíduos que estão na rua, os catadores atendiam em domicílio e também recebiam materiais na própria sede que foi fechada.

Como resultado, a coleta seletiva diminuía o volume de lixo no aterro sanitário, além de proporcionar mais limpeza na cidade. “Se a gente estivesse trabalhando atualmente, a situação estaria diferente. Imagina quanto material espalhado na rua que os catadores não estariam pegando”, especula o presidente da Ascari.
Ele ainda citou a chuva, que começou na última quarta-feira e, segundo a meteorologia, deve se estender até domingo, promovendo o acúmulo de água em resíduos espalhados nas ruas e aumentando o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Se os catadores estivessem na rua, o material estaria sendo retirado”, garantiu.

Ações visando ao recolhimento dos entulhos foram promovidas pelo atual governo. No último fim de semana, uma força tarefa se mobilizou para recolher possíveis focos de Aedes aegypti. De acordo com a Prefeitura, em três dias de ação foram recolhidos 2.170 pneus velhos e um caminhão-baú de pets, garrafas plásticas e latas.


Presidente da entidade, José Geraldo, vem se reunindo com a Prefeitura na intenção de solucionar o problema

NOVO CONVÊNIO
Geraldo contou que vem se reunindo com membros da administração para tratar do retorno das atividades da Ascari. Ele esteve nesta quinta-feira (17) com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Francisco Lima, e aguarda um encontro com a prefeita Cecília Ferramenta (PT).

A Prefeitura de Ipatinga informou, por meio de nota, que está realizando um levantamento envolvendo todas as secretarias a fim de melhor compreender a situação das entidades do município. Tal levantamento tem como objetivo apurar o valor da dívida encontrada pela atual Administração, bem como planejar, em conjunto, o pagamento do débito e a renovação dos convênios. Não há ainda uma data específica para a regularização do convênio com a Ascari, bem como sua reabertura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com