Nacionais

Aprovado projeto que prioriza atendimento a crianças e idosos

 Vereador Roberto Carlos aprova lei que garante atendimento em 15 dias para pessoas menores de 12 e maiores de 60 anos de idade

IPATINGA –
A rede pública de saúde em Ipatinga terá a obrigação de no máximo em 15 dias realizar consultas e exames médicos com crianças até 12 anos e idosos a partir de 60 anos de idade. É isso que determina o PL – Projeto de Lei 96/2013 aprovado na Câmara Municipal de Ipatinga em segunda e última votação, no dia 26/08. A matéria agora será encaminhada para a promulgação do executivo.

O prazo de duas semanas para o atendimento desses cidadãos especiais deve ser contado a partir do agendamento feito pelo usuário do sistema de saúde. O autor do projeto, vereador Roberto Carlos, defendeu a iniciativa baseando-se principalmente na vulnerabilidade desse público. “Tanto as crianças como os idosos são os pacientes que mais exigem rapidez no diagnóstico e no tratamento das enfermidades. Esses dois tipos têm imunidade sensível e por isso podem ter complicações se tiverem que esperar muito tempo por uma consulta ou um exame”, argumentou o parlamentar.

Com relação específica aos idosos, Roberto Carlos aponta ainda as dificuldades físicas de locomoção que colocam a pessoa com mais de 60 anos em desvantagem para marcar atendimento nos postos ou no hospital. “Temos que reconhecer que os idosos sofrem humilhações nas filas e ficam atrás dos adultos mais jovens na luta para marcar uma consulta. Isso é um injustiça que a lei vai reparar. Não estamos criando um privilégio. Muito pelo contrário, estamos corrigindo uma injustiça com pessoas que deram uma enorme contribuição para sociedade e portanto, merecem serem tratadas como cidadãos”, ressaltou o vereador.

PROMULGAÇÃO
A Prefeitura de Ipatinga terá 15 dias para apreciar a matéria para que o PL-96/2013 se transforme em lei municipal. Diante da atual situação da saúde no município, Roberto Carlos se diz otimista com relação à promulgação. Para ele, “essa proposta é uma ação efetiva para acabarmos com o descaso que ocorre hoje nos postos de saúde e no Pronto-Socorro Municipal. A nova lei estabelece crítérios e ajuda a organizar o atendimento. Por isso, estamos contribuindo para que a Administração Municipal melhore a saúde em Ipatinga. Estou confiante de que a Prefeitura vai atender esse apelo do povo”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com