Nacionais

Aposentados protestam pelo pagamento da complementação

IPATINGA – Aposentados e aposentadas da rede municipal marcaram presença na manhã deste domingo (27), no Parque Ipanema, para cobrar o pagamento das complementações salariais em atraso. Na oportunidade, realizaram a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado de apoio à categoria, que será entregue ao prefeito Sebastião Quintão (PDMB), exortando-o a cumprir as decisões judiciais que determinam o pagamento do benefício, previsto em lei municipal. Embora a concessão de novas aposentadorias esteja suspensa por uma decisão liminar, em uma ação judicial que questiona a constitucionalidade da lei, o Tribunal de Justiça esclareceu que os benefícios já concedidos não sofrem qualquer alteração com o advento da liminar.


Os aposentados realizaram a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado de apoio à categoria, que será entregue ao prefeito Sebastião Quintão (PDMB), exortando-o a cumprir as decisões judiciais

Para Jodson Sander, coordenador do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), subsede de Ipatinga, a manifestação dos aposentados dá conhecimento à sociedade do descaso contra os aposentados: “O Dia do Voluntariado, evento que ocorreu no Parque Ipanema neste domingo, reforça e valoriza ações solidárias entre as pessoas. É esse sentimento de solidariedade que buscamos provocar nas pessoas, em relação às dificuldades que os aposentados estão passando em função do descaso dos gestores públicos. E, ao tomar conhecimento da situação, todos se sensibilizam”, contextualiza o diretor sindical.
De acordo com José Ramos, aposentado há dois anos da rede municipal de Educação, após 36 anos de contribuição para o INSS e dez anos para o Ipsemg, é preciso dialogar também com a juventude. “Não é um problema dos aposentados. É um problema de todo trabalhador. Se cortam o direito de quem já trabalhou e contribuiu 25, 30 anos, e já recebe o benefício, como um direito adquirido, imaginem o que farão com quem ainda está na ativa. As pessoas precisam olhar para o que está acontecendo conosco e se conscientizarem de que não é um problema local, de uma categoria. Afeta a todos”, avalia.
Os aposentados representando as letras do alfabeto formaram a frase “Paga prefeito”, do alto do catavento do Parque Ipanema, chamando a atenção de todos os presentes. Além disso, conversaram com as pessoas, em verdadeiro corpo-a-corpo, expondo a situação e coletando as assinaturas. Lília Regina Martins, ex-professora do Ensino Fundamental, aposentada há dez anos, foi uma das que participou da coleta de assinaturas. “Estamos pedindo seu apoio para se integrar à nossa luta, para sensibilizar as autoridades, para que paguem nossos direitos”, explicava, angariando diversas assinaturas ao longo do percurso.
A coleta de assinaturas vai até dia 08 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo
telefone do Sind-UTE/MG 3822.2640.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com