Cidades

Aperam faz balanço de suas ações sustentáveis

TIMÓTEO – Diariamente, na produção do aço, a Aperam South America investe em ações de sustentabilidade. Por meio de seu Sistema de Gestão Ambiental, ela contempla atividades de tratamento dos efluentes, monitoramento dos recursos hídricos, instalação de tecnologias ambientais, gestão e transporte de resíduos, controle de emissão de gases, economia de energia e educação ambiental.

Essas ações possibilitam à empresa, entre outros resultados, manter a certificação da norma ISO 14001, obtida em 2001, e permanecer por seis anos sem registros de não conformidades. Em 2013, o investimento destinado à área totalizou R$ 16,42 milhões.

MODELO
No último ano, o Guia Exame de Sustentabilidade elegeu, pela 5ª vez, a Aperam South America como uma das empresas-modelo em sustentabilidade. Além disso, a Empresa foi destaque na categoria Gestão da Biodiversidade, em reconhecimento ao trabalho de preservação das áreas verdes de Timóteo, com destaque para o Centro de Educação Ambiental – Oikós. O local abriga cerca de 120 espécies vegetais, 110 de aves típicas da Mata Atlântica, 32 nascentes, além de realizar iniciativas para incentivar a comunidade a preservar o patrimônio natural da região.

ENERGIA
A preocupação com sustentabilidade vai muito além do verde. A siderúrgica investe em projetos de economia de energia e busca constante por fontes renováveis. Desde 2008, a equipe de eficiência energética atua em parceria com equipes de apoio, propondo e acompanhando melhorias. Além disso, o principal insumo energético utilizado na produção do aço Aperam é o Carvão Vegetal que diminuiu significativamente a emissão gás carbônico (CO2) na atmosfera.

AR
Cercada pela comunidade, a empresa preocupa-se diariamente com a qualidade do ar. No último ano, as estações semiautomáticas de monitoramento do ar foram substituídas por quatro estações automáticas, que realizam a transmissão online dos resultados. Para essa iniciativa, a empresa destinou R$ 2 milhões. Buscando maior conforto aos moradores do entorno da Usina, foi construída uma barreira acústica de 300 metros de extensão e 3,5 metros de altura, utilizando lã mineral e inox.

Além de preservar e economizar insumos naturais, com a gestão de resíduos a Aperam também cuida para que o máximo de resíduos gerados na produção dos aços seja reaproveitado interna ou externamente. Para isso, a Aperam mantém ações distribuídas por todas as áreas e preza por parcerias com outras empresas, entre elas a Ferbasa, empresa localizada na Bahia, que utiliza a lama grossa do convertedor AOD-L no processo de produção de ferro-cromo.

SIMBIOSE
Desde 2013, a Empresa também participa do Programa Mineiro de Simbiose Industrial (PMSI) e da Bolsa de Resíduos, ambos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Com essa iniciativa, a Aperam tem acesso mais fácil a empresas que desejam adquirir e aproveitar resíduos. Somando essas ações e a ampliação do pátio de resíduos, a Empresa conseguiu aumentar seu percentual de aproveitamento para mais de 88%. “Isso significa que agregar valor em um resíduo evita o consumo de materiais novos, ou, até mesmo, resulta em novos produtos”, conta o gerente de Segurança e Meio Ambiente, Glautiere Paiva Gomes.


As parcerias com a comunidade rendem bons frutos na formação da consciência ecológica

 


A empresa foi destaque na categoria Gestão da Biodiversidade, em reconhecimento ao trabalho de
preservação das áreas verdes

Siderúrgica vai colaborar para neutralizar emissões de gases
Timóteo
– Antes mesmo de a Seleção Brasileira pisar nos gramados, a Aperam South America já entrou em campo pela defesa do meio ambiente.

A poucos dias do início da Copa do Mundo, a Empresa acaba de ser reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente com o selo Sustentabilidade “Baixo Carbono”, oferecido às Organizações que apoiaram o programa de neutralização das emissões da Copa do Mundo. Além da Aperam, outras 10 empresas aderiram à iniciativa. A entrega oficial do selo foi realizada na última terça-feira (03), dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, é a primeira vez que um país-sede da Copa do Mundo se preocupa em neutralizar as emissões do megaevento. “Isso significa objetivamente que nós não só neutralizamos todas as emissões diretas, naquilo que o Brasil se comprometeu a fazer em relação à Copa do Mundo, como temos créditos que nos foram ofertados. Espero que quando terminar a Copa, e no final do ano, a gente tenha tido capacidade inclusive de mitigar as emissões indiretas da Copa”. Para ela, a compensação foi o primeiro “gol verde da Copa”.

Com ações de sustentabilidade diárias e integradas ao seu processo, a Aperam South America pode atender prontamente ao chamado do governo, realizado em abril, e doar os chamados créditos de carbono. Para o gerente de Segurança e Meio Ambiente, Glautiere Paiva Gomes, “a Aperam participa desta Copa não só com seu aço, mas também com ações sustentáveis e alinhadas a sua responsabilidade corporativa”.

Os números apurados pelo Ministério do Meio Ambiente apontam que, por meio dessa iniciativa, todas as emissões causadas pela Copa do Mundo já foram compensadas. Até o momento foram doadas 420,5 mil toneladas de créditos de carbono enquanto as emissões da Copa somam 59,2 mil toneladas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com