Cultura

Aperam busca na preservação a sustentabilidade do negócio

Distribuição de mudas feita pela Aperam em parceria com a Polícia Ambiental

TIMÓTEO – A Aperam South America tem trabalhado internamente para otimizar processos, criar novas ferramentas e conscientizar seus empregados quanto à importância da economia de recursos naturais, tanto para o meio ambiente, quanto para a sustentabilidade do negócio.

Na Aperam, as ações com foco em eficiência energética intensificaram-se há pelo menos seis anos. Recentemente, a equipe de implantação do Sistema de Integrado Gestão de Energia (SIGE) iniciou o projeto “Ser Sustentável”. Sua meta inicial é disseminar a troca de experiências e promover o uso consciente da energia e da água. “Um dos compromissos internos que tanto Empresa, líderes e empregados assumem diariamente é o da sustentabilidade. Isso significa que cada um de nós deve, em seu dia a dia de trabalho e em suas vidas, adotar um comportamento sustentável”, comenta o Diretor Técnico e de Recursos Humanos, Ilder Camargo.

CONSUMO
Com o objetivo de monitorar o consumo de energia, encontra-se em fase de implantação um software capaz de auxiliar a gestão da energia na Aperam. O programa, que começou a ser trabalhado em janeiro, permite resgatar, consolidar e disponibilizar automaticamente informações sobre o uso de energia de forma ágil e confiável, comparar o planejado e o executado, monitorar e analisar os indicadores de desempenho, etc.

“Hoje, cerca de 25% do custo total de transformação do produto relaciona-se à utilização de energia. Com a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Energia (SIGE), dentro das atividades da Equipe, conseguiremos não apenas reduzir custos, mas encontrar meios para minimizar o consumo e tornar a utilização dos recursos energéticos mais consciente”, explica Eric Bardet, gerente da Equipe de Excelência Operacional.

REVENDO PROCESSOS
A Aperam South America, reconhecida cinco vezes pelo Guia de Sustentabilidade da Editora Abril como uma das empresas mais sustentáveis do Brasil, também adota ações para minimizar o consumo de água. Uma delas é a recirculação de 95% de todo o recurso utilizado na planta. Apenas 5% do volume consumido é captado no rio Piracicaba, o que significa que quase a totalidade da água é reutilizada no processo de produção. O restante, após passar pela estação de tratamento, é devolvido ao meio ambiente.

Sabemos que no Brasil, cerca de 70% da energia elétrica consumida vem das hidrelétricas. Por isso, ao economizar eletricidade também se reduz o gasto de água. A área de Utilidades da Aperam, responsável pela distribuição da energia na planta industrial de Timóteo (MG), tem colocado em prática as primeiras ações para a redução do consumo de energia. “Queremos reforçar a cultura da conservação e orientar as equipes para a busca de alternativas sustentáveis é um passo fundamental”, afirma o assistente técnico da equipe de Excelência Operacional Luciano Lellis Miranda.

Alguns exaustores das torres de resfriamento da Usina, utilizadas para manter a temperatura adequada para refrigeração de equipamentos, estão sendo desligados durante a noite, período em que a temperatura ambiente é mais baixa. O mesmo procedimento será adotado no inverno que se aproxima.

AÇÕES DIÁRIAS

Para quem pensa que na corrida pela eficiência só valem grandes ações, é bom saber que a simplicidade também traz resultados. Ações como desligar o monitor do computador quando não o está utilizando e desligar o ar condicionado da sua sala durante o horário do almoço reduz o consumo de energia elétrica e, consequentemente, economiza água.

“Podemos debater situações domésticas e industriais para incentivar de forma ainda mais consistente a incorporação da cultura de conservação da energia e da água. Quem adota uma boa prática em casa está mais apto a sugerir algo no trabalho e viceversa”, complementa Luciano Lellis Miranda.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com