Cidades

Aperam acumula experiência em inox

Única produtora integrada de aços planos inoxidáveis e elétricos da América Latina, a Aperam South America comemora, no dia 31 de outubro, seu aniversário de 69 anos. Fundada em 1944 com o nome Acesita, a Empresa foi criada com a proposta de produzir aços especiais para abastecer o crescente mercado nacional, em fase de industrialização. Hoje, é líder absoluta em seu segmento no Brasil, além de ter se consolidado como uma das organizações de maior destaque no cenário siderúrgico internacional.

Ao longo de quase sete décadas, a Aperam South America está presente em grandes marcos de evolução da indústria brasileira. O aço elétrico fabricado em Timóteo, cidade-sede da Empresa, foi usado no núcleo dos geradores da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do país, construída entre 1974 e 1982 na fronteira do Brasil com o Paraguai. A partir de 1975, com o lançamento do Programa Nacional do Álcool (Pró-Álcool), a Empresa conseguiu um espaço no setor sucroalcooleiro, com o desenvolvimento do inox 316 para aplicação em destilarias. Devido à excelente aceitação do produto, a atuação da Aperam acompanhou o crescimento do segmento, que é, hoje, um de seus principais mercados.

INOVAÇÃO
Nos anos seguintes, a Empresa manteve o perfil inovador, demonstrando versatilidade e competência para atender novas demandas da economia nacional, especialmente nos setores de bens de capital, alimentício, petroquímico e automobilístico. A criação do Centro de Pesquisas, na década de 1990, possibilitou melhor estrutura para desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento de processos internos. Paralelamente, a Usina de Timóteo foi expandida e modernizada, ampliando sua capacidade produtiva, o que garantiu à Empresa uma posição de player global no competitivo mercado de aços especiais.

Hoje, a Aperam South America conta com 2,4 mil empregados e atua na fabricação de aços inoxidáveis, elétricos e carbonos especiais. Sua unidade produtiva, localizada em Timóteo, possui capacidade para fornecer ao mercado cerca de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Além dos escritórios em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, a Empresa mantém abrangente rede de distribuição, garantindo que seus produtos cheguem com qualidade e agilidade a todos os clientes. Sua estrutura produtiva conta ainda com a Aperam Bioenergia, no Vale do Jequitinhonha, responsável por fornecer o carvão vegetal usado como combustível em seus dois altos-fornos.

Um lugar bom de trabalhar
Além da evolução de seus processos e produtos, o crescimento da Aperam South America nesses 69 anos pode ser visto em sua gestão de pessoas. À medida que os avanços tecnológicos eram implantados na cadeia produtiva da Usina, a Empresa desenvolveu uma série de ações com foco na saúde e segurança do empregado.

O investimento contínuo no bem-estar de sua equipe, aliado a práticas de capacitação profissional, são algumas das principais razões que garantiram à Aperam South America o reconhecimento como uma das melhores empresas para se trabalhar no país, segundo o ranking divulgado pelas revistas Você S/A e Exame em 2012. É o terceiro ano consecutivo em que a Empresa conquista o prêmio, que busca medir o clima interno das organizações com base em avaliações minuciosas das políticas de gestão e em pesquisas realizadas com os próprios empregados, selecionados aleatoriamente pela comissão organizadora.

Entre os aspectos de destaque na Aperam South America, está o Programa de Assistência à Saúde, que oferece cobertura médica, odontológica e farmacêutica a empregados e familiares, além da carteira de benefícios, uma das mais completas do setor siderúrgico, com plano de previdência complementar, seguro de vida, kit escolar, entre outros. Ações para desenvolvimento das lideranças, como intercâmbios e políticas de expatriação e programas de capacitação e treinamento de empregados também foram consideradas aspectos diferenciais na avaliação.

Responsabilidade social e ambiental
Por meio da Fundação Aperam Acesita, a Aperam South America desenvolve uma série de programas voltados para o desenvolvimento local, integrado e sustentável das comunidades onde mantém atividades. Essas ações são organizadas em quatro frentes de atuação: educação, cultura, meio ambiente e promoção social. Além das iniciativas próprias, a Fundação também estabelece parcerias com outras instituições e com os governos municipais e estaduais para a realização de projetos que beneficiem a população.

A atuação da Empresa na comunidade também é guiada por sua Política Ambiental, que conjuga a busca pela rentabilidade e pela ampliação dos negócios com metas igualmente ambiciosas de ecoeficiência. Além de atender por completo a legislação ambiental vigente, a Aperam South America destina investimentos para adequar seus equipamentos e processos de modo a tornar a produção do inox o mais sustentável possível. A Empresa conta também com um Centro de Educação Ambiental, o Oikós, área de 989 hectares remanescentes de Mata Atlântica localizada dentro de Timóteo e aberta para toda a comunidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com