Cidades

Animais são vítimas de maus tratos em Fabriciano

Animais encontrados com sinais de esfaqueamento foram recolhidos pela assistente administrativa Maria Carolina e ficaram internados por três meses    (Crédito: Arquivo Pessoal)

 

FABRICIANO – Animais estão sendo vítimas de maus tratos, no bairro Santa Helena, em Coronel Fabriciano. A denúncia foi feita à reportagem pela assistente administrativa Maria Carolina, moradora do mesmo bairro.
Segundo ela, em outubro do último ano, três cachorros foram retirados das ruas do bairro com sinais de esfaqueamento. “Recolhi os cães, divulguei o caso e fiz a denúncia. Inclusive levei até o Ministério Público e eles me chamaram para depor. Eu fiz de tudo para que o agressor fosse encontrado. Paguei internação para os cachorros durante três meses e depois eles conseguiram um lar”, contou Maria Carolina, acrescentando que, no total, foram cinco cães retirados das ruas.
Na última semana, outros dois cachorros maltratados fugiram da casa onde estavam abrigados e foram encontrados na rua novamente. “Os cães fugiram e agora foram vistos próximo às ruas do bairro. Essa semana, nas proximidades da rua Armando Fajardo, minha mãe encontrou uma bola de carne misturada com chumbinho. A carne estava cuidadosamente preparada para que os cachorros comessem. E foi colocada em uma folha de mamão”, informou a assistente administrativa.
Para Maria Carolina, é preocupante a situação. “Continuam os maus tratos e as tentativas de matar animais no bairro Santa Helena. Como se não bastasse furar os cães com facas, agora também querem envenená-los. Fiquei sabendo que esse tipo de envenenamento já aconteceu ano passado, com as mesmas folhas de mamão com veneno”, relatou Maria Carolina.

LEI
Maria Carolina acredita que os crimes contra animais continuam a acontecer devido à não observância da Lei 9.605/98, que trata de crimes ambientais. “Tem que ter uma punição maior para quem maltrata os animais, porque atualmente não existe nenhuma punição. Eu já ouvi pessoas falarem que não tem lei pra cachorro. E é por isso que alguns continuam agindo, porque nada acontece com eles”, afirmou.

MUDANÇA
A lei 9.605/98 prevê detenção de três meses a um ano para quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. E quem realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos, também está sujeito à mesma pena.
O desejo de Maria Carolina pode estar perto de ser realizado. Na semana passada, uma comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal no Senado aprovou uma proposta que criminaliza o abandono de animais e quadruplica a pena por maus tratos.
A Comissão foi designada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para elaborar um anteprojeto de aperfeiçoamento do Código Penal. De acordo com a proposta, o abandono de animais em áreas públicas ou privadas deixa de ser contravenção e se torna crime. E a pena prevista é de um a quatro anos de prisão, além de multa.
A assistente administrativo comemorou o primeiro passo. “A lei precisa mudar e tem que ser cumprida. É necessário que os animais também sejam tratados com respeito. E principalmente o que precisa mudar é a mentalidade das pessoas”, concluiu Maria Carolina.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com