Nacionais

Anastasia comemora os 50 anos do fim do Contestado

(Crédito: Romero Mendonça/Secom ES)

MANTENA
– Exatos 50 anos depois, os municípios de Mantena (MG) e Barra de São Francisco (ES) se uniram, neste domingo (15), para reafirmar o pacto de paz entre Minas Gerais e Espírito Santo, com o fim do Conflito do Contestado, momento histórico importante para o processo de unidade nacional, mas ainda pouco conhecido da população de ambos os estados. A cerimônia aconteceu no povoado mineiro do Bananal, na divisa e, como ocorreu há cinco décadas, voltou a contar com a presença dos governadores das duas unidades da federação: Antonio Anastasia (Minas Gerais) e Renato Casagrande (Espírito Santo).

AMIZADE SELADA
Para o governador Antonio Anastasia, as comemorações do acordo que selou a amizade entre Minas Gerais e o Espírito Santo acontecem em um momento de integração social, econômico e cultural entre os dois estados.

“Estamos comemorando aqui o cinquentenário de um acordo celebrado para pôr fim a uma questão de divisas e este é um momento de integração muito forte das economias dos dois estados. Temos não só na cefeicultura, mas também nas pedras ornamentais, na produção do aço, pontos muito convergentes das nossas economias, como também no turismo e, é claro, na identidade cultural. Acho importante essa celebração que, de fato, não só rememoramos o que aconteceu no passado, mas consolidamos as bases de uma cooperação sempre integrados para a frente”, afirmou Anastasia.

PAZ

Já o governador Renato Casagrande disse que a atual relação harmoniosa entre os dois estados reafirma a paz de dois povos que se identificam. “A relação entre Minas e o Espírito Santo sempre foi muito reconhecida entre nós capixabas. São dois povos que se identificam muito. Recebemos sempre os mineiros no verão e também visitamos as cidades mineiras. Estamos aqui celebrando esse acordo para reafirmar que a paz é a direção que seguiremos nos próximos anos e décadas”, ressaltou.

NOVO MARCO
Acompanhados dos prefeitos Wanderson Elizeu Coelho (Mantena) e Luciano Pereira (Barra de São Francisco), Anastasia e Casagrande plantaram muda de árvores, fizeram o desenlace de fita e o descerramento de placa de inauguração do novo monumento erguido ao lado da estrutura implantada 50 anos atrás, que celebrou o Acordo de Paz, em 15 de setembro 1963, assinado pelos governadores Magalhães Pinto (MG) e Lacerda de Aguiar (ES). O marco em granito maciço tem nove metros de altura e pesa cerca de 50 toneladas.

A área onde estão as duas construções também foi urbanizada, transformada em um Memorial onde predominam as principais alusões aos dois estados: as montanhas de Minas e as ondas do mar capixaba. Até mesmo as cores do piso de toda a praça remetem às duas unidades da federação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com