Cidades

Amdi promove curso de licitação em Fabriciano

FABRICIANO – A Associação dos Municípios pelo Desenvolvimento Integrado (Amdi) promoveu esta semana um curso de licitação e formação de pregoeiros para gestores e compradores da administração pública direta e indireta. O evento que contou com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) foi realizado em dois dias, em Coronel Fabriciano.

Além de outras abordagens, o curso também teve como finalidade instruir e capacitar funcionários da Amdi e das prefeituras associadas à entidade quanto às modalidades de compras realizadas pela administração pública, incluídas as implicações da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Micro Empresas Individuais (MEI) no dia-a-dia dos órgãos públicos.

Fernando Custódio, consultor do Sebrae e mestre em Administração, observou que o objetivo do curso, além de instruir, é fortalecer e propiciar que os recursos circulem nas próprias cidades como forma de fortalecer as economias locais. “É importante que as micros e pequenas empresas participem mais dos processos licitatórios das compras governamentais”, ressaltou.

Para o presidente da Amdi, Antônio Afonso Duarte, o “Zizinho”, o curso é um dos primeiros de vários que serão desenvolvidos pela entidade como forma de fortalecer o apoio às prefeituras. “Sabemos das necessidades dos municípios em ter cada vez mais profissionais capacitados para realizar os trabalhos na administração pública, pois os recursos devem ser multiplicados, principalmente neste momento de crise econômica”.

Ainda, de acordo com Zizinho, é fundamental a capacitação e qualificação dos funcionários e ocupantes de cargos públicos para que possam comprar de forma a atender as necessidades das prefeituras, mas cumprindo a lei. “O departamento de licitações e compras é o coração do município”, observou.
Os seis municípios integrantes da Amdi, Santana do Paraíso, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Dom Cavati e Açucena tiveram representantes no curso.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com