Nacionais

AMDI defende trabalho em conjunto entre municípios

FABRICIANO – A prefeita de Fabriciano e presidenta da Associação de Municípios pelo Desenvolvimento Integrado (AMDI), Rosângela Mendes, marcou presença na abertura do Encontro Técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG), na manhã desta segunda-feira (9), em Ipatinga. Após o evento, Rosângela Mendes participou de uma reunião entre os prefeitos da região com representantes da Associação Mineira de Municípios (AMM) e Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na reunião, Rosângela defendeu o trabalho em conjunto entre os municípios para tratar problemas em comum e ressaltou as dificuldades que as prefeituras enfrentam ao assumir responsabilidades do Governo Estadual.

Rosângela Mendes citou que os municípios têm sido penalizados ao ter que investir em iniciativas que são atribuições do Estado, principalmente nas áreas da Educação, Saúde e Segurança Pública. A Iluminação Pública (IP) também foi outro assunto citado, já que as prefeituras, a partir de fevereiro de 2014, deverão assumir os ativos de IP das concessionárias de energia. “Temos que unir nossas forças para enfrentarmos tantos problemas. Os municípios estão acumulando muitas atribuições que deveriam ser assumidas pelo Estado”, destaca a presidenta da AMDI.

TRABALHO EM CONJUNTO
A Associação de Municípios pelo Desenvolvimento Integrado também esteve representada pela prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta; pelo prefeito de Timóteo, Keysson Drumond; pelo prefeito de Dom Cavati, Pedro Euzébio Sobrinho (Pedrinho); e pelo secretário executivo da entidade, Mauro Santiago.

Durante a reunião, a AMDI e a Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA), representada pelo seu presidente, o prefeito de Periquito, Geraldo Godoy, anunciaram que trabalharão em conjunto para discutir e resolver problemas enfrentados pelas cidades da região.

Conforme acertado na reunião, os municípios irão fazer um levantamento das reivindicações direcionadas ao Governo do Estado. O levantamento deverá ser enviado à AMM. Em relação aos ativos de Iluminação Pública, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará, em data a ser definida, uma audiência pública, onde será discutida a possível prorrogação do prazo para cumprimento da Resolução 414/2010.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com