Cultura

Alunos visitam nascente em Timóteo na Semana da Árvore

TIMÓTEO – Para dar boas-vindas à primavera – que começou ontem – e em comemoração ao Dia da Árvore, cerca de 20 alunos do 5º ano da Escola Municipal Joaquim Ferreira de Souza visitaram a nascente do bairro Ana Malaquias.

O passeio faz parte da programação da Semana da Árvore, que está inserido no Plano Integrado de Educação de Timóteo e tem como parceiros a Prefeitura de Timóteo, Fundação Aperam Acesita, Polícia Ambiental, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Parque Estadual do Rio Doce.

Antes de chegar à nascente, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a natureza enquanto percorriam a trilha e observavam toda a vegetação em volta. A técnica ambiental do Departamento de Meio Ambiente, Jailma Soares, aproveitou para explicar aos alunos como funciona o ciclo da água que é essencial para a qualidade de vida.

Destacou também que “ações cotidianas pela população devem ser pensadas com mais prudência e adoção de atitudes como preservar e recuperar nascentes, manutenção de vegetação nos topos de morros, prevenir a ocorrência de incêndios florestais e cuidados com o lixo”.

Em março deste ano, os alunos realizaram o plantio de mudas nativas ao redor da nascente e o proprietário da área realizou o devido cercamento, numa ação conjunta para recuperação do manancial. Através da visita, eles puderam observar o desenvolvimento das árvores plantadas por eles.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com