Esportes

Alunos de Ipatinga participam de competição regional de Judô

Dos mais de 480 atletas participantes do Circuito, cerca de 170 atletas são alunos do projeto Aprender Mais

IPATINGA
– Dos mais de 480 participantes da 1ª etapa do Circuito Vale do Aço de Judô da Usipa, cerca de 170 atletas são alunos do projeto Aprender Mais, da rede municipal de ensino de Ipatinga. Atletas da região e de cidades vizinhas também vieram para a competição, que aconteceu na manhã deste sábado (23/05), no ginásio poliesportivo da Usipa.
Os alunos do projeto Aprender Mais disputaram nas categorias sub-13, sub-15, e sub-18, divididos por peso e idade, que vão de super ligeiro a pesado.

Na avaliação da coordenadora do projeto Aprender Mais, Patrícia Gomes da Costa, a participação dos alunos em torneios incentiva o comprometimento com o projeto. “Participar de competições não é o objetivo do Aprender Mais, porém sermos convidados para este circuito regional de judô foi de grande importância para a autoestima dos nossos alunos”, descreveu a coordenadora.

DEDICAÇÃO

Pela primeira vez em um torneio, o aluno do 8º ano da Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego, no Bethânia, Guilherme Lopes Assis Freitas, de 13 anos, já está de olho nas próximas disputas. “Comecei a treinar este ano e não quero mais parar. O judô me ajuda a ter mais disposição e a estudar mais”, destacou o garoto.

A mãe de Guilherme, Junien Kelly Lopes Freitas, de 36 anos, passou a última semana controlando a ansiedade do filho. “Ele está muito feliz e eu também. Guilherme ficou empolgadíssimo de ter sido chamado para competir neste torneio. A responsabilidade e dedicação dele com o judô e com a escola são de dar gosto”, relatou Junien.

Antes de começar a 1ª etapa do Circuito Vale do Aço de Judô da Usipa, a estudante Nicole Raquele de Oliveira, de 14 anos, 9º ano, não escondia a sua alegria em participar de uma grande competição. No Aprender Mais desde agosto de 2014, a aluna da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, no Veneza, conta que se preparou com afinco para este torneio.

“Toda quarta e quinta-feira estava aqui treinando para o Circuito. Gostei muito de participar”, descreveu emocionada. “Esse projeto mudou a minha vida. Desde que comecei, passei a ter boas notas na escola. E até a minha bronquite melhorou com as aulas de natação e o judô”, completou a atleta.


Os alunos do projeto Aprender Mais disputaram nas categorias sub-13, sub-15, e sub-18

APRENDER MAIS
O projeto Aprender Mais é uma iniciativa da Prefeitura de Ipatinga que viabilizou a ampliação da Educação Integral para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental com atividades esportivas e culturais realizadas na Associação Esportiva e Recreativa Usipa.

O convênio com a Usipa beneficia mais de mil alunos desde agosto de 2014, quando iniciou o projeto. Além do transporte e de pessoal, a PMI garante aos alunos material didático, lanche e uniforme para as atividades pedagógicas e esportivas realizadas dentro e fora das escolas.

O projeto oferece dois dias de atividades de reforço pedagógico em Português e Matemática, nas salas de Tecnologia da Informação das escolas. E ainda outros dois dias de práticas esportivas e culturais na Usipa. Os alunos têm como esportes obrigatórios a natação e o judô, duas vezes por semana. Há também rodízio de atletismo, basquetebol, capoeira, voleibol, dança e futebol, propiciando atividades físicas, motoras e sociais diferenciadas.


Nicole Raquele de Oliveira, de 14 anos, não escondia a sua alegria em participar de uma grande competição

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com