Cidades

Alunos de Biologia fazem visita à Fazenda Macedônia

A Fazenda Macedônia é um referencial de preservação do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais

FABRICIANO – Neste sábado (27) e domingo (28), estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) farão uma visita técnica à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Fazenda Macedônia, de propriedade da Cenibra. O local é um referencial da empresa e das comunidades da região em relação à preservação do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais.
Serão desenvolvidas atividades interdisciplinares referentes às disciplinas de Biologia da Conservação e Manejo de Animais Silvestres, ministrada pela professora Bianca Cabral Caldeira. Os professores Alice Arantes Carneiro, Cleber Ribeiro Júnior e Tania Gonçalves participarão com atividades relacionadas à Ecologia, Zoologia de Invertebrados e Comportamento Animal.
A professora Bianca Cabral conta que a visita tem como proposta fundir aspectos teóricos e práticos a partir da experiência adquirida em projetos de conservação adequados à realidade brasileira. “Nesta atividade, o aluno receberá noções de planejamento e desenvolvimento de projetos de conservação, teorias ecológicas, trabalhos multidisciplinares com um grupo de professores pesquisadores na área de conservação, manejo e ecologia”, explicou a docente.
De acordo com Isabela Crespo Caldeira, coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Unileste, “esta atividade é importante para consolidarmos a interdisciplinaridade no curso. É neste momento que o estudante se depara com o ambiente e seu movimento e firma o conhecimento adquirido nas disciplinas cursadas ao longo de toda a graduação”, comenta a docente.

FAZENDA
Localizada à margem direita do Rio Doce, no município de Ipaba, região leste de Minas Gerais, a Fazenda conta com uma área total de aproximadamente 3 mil hectares, dos quais cerca de 50% estão cobertos com vegetação nativa. No restante da área, os projetos de reflorestamento com eucalipto são implementados utilizando as mais modernas técnicas, com o objetivo de obter a máxima produção de madeira mantendo a capacidade produtiva do ambiente. A área de florestas nativas da Fazenda Macedônia é um dos principais remanescentes de Mata Atlântica no Estado, sendo parte reconhecida pelo IBAMA como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), por meio da portaria Nº 111, de 14 de outubro de 1994.
Na Fazenda Macedônia é desenvolvido, desde 1990, o pioneiro projeto de reintrodução de aves silvestres ameaçadas de extinção: o Projeto Mutum. É realizado em parceria com a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX) por meio de um acordo de cooperação técnico-científica. Desde a implantação, já possibilitou a soltura do Mutum-do-sudeste (Crax blumembachii), do Macuco (Tinamus solitarius), da Capoeira (Odontophorus capueira), do Jaó (Crytpturellus n. noctivagus), do Inhambuaçu (Crytpturellus obsoletus), do Jacuaçu (Penelope obscura) e da Jacutinga (Pipile jacutinga).


Espécie de macaco encontrada na reserva

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com