Cultura

Alunas do Centro de Dança participam de oficinas de ballet

(Crédito: Grão Fotografia)

 

IPATINGA – Desde julho deste ano, cerca de 100 crianças e adolescentes participam das atividades do projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço. O projeto, que é dirigido por Salette Olguin, tem como principal objetivo inserir crianças e adolescentes no universo da dança e das artes em geral, além de contribuir com formação de público, intercâmbio e aprimoramento técnico dos participantes do projeto.

Semanalmente as integrantes recebem aulas de ballet clássico, ministradas por Salette e Larissa Olguin. Ao longo do ano são contratados profissionais de outros centros, visando o aprimoramento técnico das alunas. Neste fim de semana (27 e 28), o coreógrafo e bailarino Rodrigo Gièse ministra oficina de contemporâneo.

Rodrigo é bailarino da Cia. de Dança Palácio das Artes desde 1985, onde também atua como ensaiador. Iniciou seus estudos em 1981 em Belo Horizonte, passando pelos grupos Transforma, Toute Forme e Centro Mineiro de Danças Clássicas. Em seu currículo premiações de melhor bailarino no Prêmio Cauê de Artes Cênicas (1990), I Prêmio SESC-SATED (1996) e o troféu FUNDACEN (1998).

Já teve dois trabalhos coreografados em Ipatinga, dentro da programação do Endança – Encontro de Dança do Vale do Aço: “Antes que tudo pare” e “Opus 47”, que contaram com a participação bailarinos do Vale do Aço. A última coreografia foi apresentada em março deste ano no Centro Cultural Usiminas.

CLÁSSICO
Nos dias 4 e 5 de outubro as alunas participam de aulas de ballet clássico, desta vez com o bailarino Guilherme Junio, formado pela Escola Bolshoi Brasil. Nascido em Timóteo, iniciou seus estudos na área a partir de um projeto escolar e posteriormente na “Cel. Studio de Dança” em Coronel Fabriciano. Em 2008 foi selecionado pela “Escola do Teatro Bolshoi Brasil”, filial da escola russa situada em Joinville/Santa Catarina, onde estudou durante 5 anos.

No ano seguinte à sua formatura (2013), já como profissional, ingressou na “Companhia Jovem da Escola Bolshoi”, que é constituída unicamente por ex-alunos da instituição que alcançaram os melhores desempenhos durante o trajeto escolar. Ainda em 2013 foi convidado a integrar como corpo de baile a companhia “Joburg Ballet” na cidade de Joanesburgo/África do Sul, onde permaneceu até agosto deste ano, participando de montagens como “O Quebra-Nozes” e “Cinderella”. A partir de outubro Guilherme começa a trabalhar como membro do “Gelsey Kirkland Studio Company” na cidade de Nova Iorque (EUA).

As atividades do Centro de Referência em Dança do Vale do Aço são executadas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O patrocínio é da Usiminas, com apoio do Usicultura e Panorama Tower Hotel. A direção é de Salette Olguin.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com