Cultura

Aluna do Ipaneminha vence concurso do mascote Olicei 2018

IPATINGA – O concurso para criação de um mascote da Olimpíada Cultural e Esportiva de Ipatinga – Olicei 2018, realizado pela Prefeitura de Ipatinga através da Secretaria Municipal de Educação (SME) teve como vencedora a aluna do 4º ano da Escola Municipal Mário Casassanta da comunidade rural do Ipaneminha, Verônica Maier Silva de Jesus.

Ela criou o desenho do Gato Junio, um gato do mato com chapéu de congado e uniforme que simboliza as escolas de Ipatinga. O concurso envolveu os mais de 9 mil alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga, durante o mês de maio.

FAUNA LOCAL

Ao falar de sua inspiração, a aluna contou que o gato do mato é um felino comum na região do Ipaneminha, assim como a manifestação cultural do congado. “Já vi o gato do mato por aqui e ouvi muitas histórias sobre ele contadas pelos meus pais e vizinhos. Por isso, ao criar a mascote eu quis juntar esse animal com o congado. O uniforme dele também tem essas manifestações. O capacete dá proteção a ele”, explicou a vencedora.

Os trabalhos foram desenvolvidos dentro do tema das atividades culturais da Olicei:  “Cidadania e Valores”.

O mascote, representado no concurso em forma de desenho, será utilizado em peças de divulgação definidas pela Prefeitura Municipal de Ipatinga.

Entre os aspectos relacionados no edital de criação do mascote, levados em consideração pela comissão avaliadora para escolha do melhor trabalho estiveram: o contexto histórico-geográfico de Ipatinga, aspectos Culturais de Ipatinga, aspectos que remetem a Olimpíada e a prática de esportes, além da coerência com o tema, o mascote  apresentou ainda as características físicas da criação, criatividade, originalidade e estética solicitados.

OBJETIVOS

Segundo a secretária de Educação, Eva Sônia Rodrigues, os objetivos para a realização do concurso junto aos alunos para escolha do mascote foram alcançados.

“Nesta primeira etapa da Olicei, foram desenvolvidos a criatividade, a manifestação artística e cultural dos nossos alunos que prontamente atenderam ao desafio. Foram apresentados lindos trabalhos. E pudemos perceber o quanto o meio ambiente inspirou nas criações. Exemplo disso foi o trabalho vencedor, criado em alusão a um felino comum a todos que moram na área rural do Ipaneminha. Pretendemos, sempre que possível, continuar promovendo ações que contribuam para o surgimento e desenvolvimento de novos talentos e incentivar, através de premiação, os talentos dos nossos educandos”, afirmou a Secretária.

ATIVIDADES

A Olimpíada Cultural e Esportiva de Ipatinga (Olicei) 2018 tem por finalidade promover o intercâmbio esportivo e cultural entre as escolas/alunos da rede municipal de ensino, fomentando a participação em atividades esportivas e artístico-culturais, incentivando ainda os talentos de professores e alunos, a integração social e a construção da cidadania.

Dentro da programação da olimpíada, no mês de agosto estão previstos acontecer os jogos psicomotores para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em setembro, será a vez dos Jogos Esportivos voltados para os alunos dos Ensinos Fundamental I, II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fechando a Olicei 2018, no mês de outubro acontece o Festival de Música e Dança para os estudantes do Ensino Fundamental II.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com