Cultura

Alfaguara reedita “Vila Real”, de João Ubaldo

Vila Real é um romance dotado de tensão e violência. Publicado originalmente em 1979, este livro de João Ubaldo Ribeiro é uma complexa metáfora dos conflitos rurais que respingam de sangue a história do Brasil. Ambientada nas imediações de uma pequena cidade fictícia do sertão nordestino, a narrativa descreve a luta de camponeses contra a “Caravana Misteriosa”, como apelidam uma empresa mineradora que lhes tomara as terras.

GRILAGEM
Argemiro é o líder dos posseiros expulsos da pequena Vila Real por uma companhia mineradora estrangeira. Ele enfrenta os homens chefiados por Genebaldo, defensor dos interesses da empresa e da ordem que está sendo ameaçada pelos camponeses. Sem as terras que lhes dão sustento para a vida e leito para a morte, os habitantes da cidade lutam para reconquistar o pouco que têm.

Aliando-se ao temido Filho de Lourival, ao feroz Alarico e aos incendiários padres Bartolomeu e Benedito, Argemiro trava um sangrento embate no acampamento atacado pelo inimigo. Apesar das perdas, eles vencem a batalha – mas não a guerra. Argemiro acaba por se refugiar com seu povo junto ao rio Japiau. Lá, reúnem forças para seguir com a luta, ainda que a vitória lhes pareça cada vez mais incerta.

Entre fugir e morrer, os sem-terra decidem resistir, mesmo que a vitória lhes pareça impossível. Mesmo diante da dureza do sertão nordestino, implacável por sua natureza agreste e suas injustiças sociais, Argemiro e a população de Vila Real resistem e fazem o máximo para saírem vitoriosos do trágico embate. Através das próprias reflexões dos personagens, vida, morte e a condição humana são abordadas com um olhar profundo.

OPRESSÃO
João Ubaldo Ribeiro faz em Vila Real um retrato da rústica imposição dos poderosos sobre os despossuídos, questão tão presente nos conflitos rurais. Ao mesmo tempo em que representa uma denúncia da perpétua injustiça social no campo e no sertão, o romance vai além. O autor mostra um olhar agudo sobre a miséria humana – e a esperança de superá-la.

 


O livro permite que o leitor cruze as tirinhas em que foram divididas as páginas para descobrir uma
história diferente

Roberto Torero e Aurelius fazem releitura de os “Três Porquinhos”
Os três porquinhos é um conto popular muito antigo, que há séculos fascina e diverte crianças e adultos. Foram inúmeras as suas versões e interpretações, mas nesse livro a história ganha contornos inusitados. A dupla de escritores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta não se contentou com os três personagens principais e resolveu criar novos porquinhos.

Agora, os personagens da clássica história infantil se multiplicaram e estão dando um trabalho danado para o Lobo Mau. A família cresceu e cada porquinho construiu uma casa que combinava com seu jeito de ser. O porquinho Apolo, por exemplo, alugou uma estação espacial, Porcoátl fez sua casa em forma de pirâmide asteca, Lorde Bacon tinha tanto dinheiro que morava numa mansão e Granulfo levou um tempão para levantar seu castelo de areia.

Mas os autores não pararam por aí: o livro permite que o leitor cruze as tirinhas em que foram divididas as páginas para descobrir uma história diferente. É possível até criar o próprio porquinho e misturar a história de todos eles. São incontáveis combinações e, em cada uma delas, um novo enredo.

O livro conta com ilustrações de Edu Oliveira, responsável pelas imagens da adaptação de Jorge Furtado e Liziane Kugland para Alice através do espelho, de Lewis Carroll. O ilustrador de livros, revistas e jornais, como a portoalegrense Zero Hora, dá um tom bem humorado à história. As imagens dele, junto ao texto dos autores, mostram que o Lobo não tem vez contra os porquinhos, no final das contas.

Também da coleção Fábrica de Fábulas, os autores publicaram outros livros que dão nova roupagem a histórias infantis clássicas. Os títulos que foram lançados antes de Os 33 porquinhos são Chapeuzinhos coloridos, O Patinho Feio que não era patinho nem feio, Branca de Neve e as sete versões e Os oito pares de sapatos de Cinderela.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com