Cidades

Agentes Comunitários de Saúde são capacitados em “encontrão”

TIMÓTEO – Os 96 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) participaram da primeira atividade do Calendário de Educação Permanente de Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Timóteo que abrangerá todos os profissionais da pasta no decorrer do ano.  O “encontrão” ocorreu na Faculdade Única, no bairro Olaria, com a presença do secretário de Saúde, Eduardo Morais.

96 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) aprenderam técnicas para melhorar os níveis de resolutividade no setor

A capacitação contou com palestra de Cristiane Valgas, Coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde e apresentação do trabalho realizado pela ACS Maraiza Monteiro da ESF de Cachoeira do Vale. Ela desenvolveu a proposta de identificação visual dos horários de medicação para usuários que não sabem ler. Os medicamentos são colocados em caixas com ilustrações que remetem ao horário, como, por exemplo, café da manhã, almoço, noite.

O treinamento abrangeu temas como ética profissional, operacionalização do Sistema de Gestão de Saúde, relações interpessoais e troca de experiências exitosas. O Calendário de Educação Permanente de Saúde envolverá médicos, enfermeiros, profissionais das áreas administrativa e operacional com objetivo de capacitar e melhorar o atendimento aos usuários.

“A construção do calendário é fruto do trabalho desenvolvido pela equipe técnica de saúde com objetivo de proporcionar maior qualificação e investir nas condições de trabalho dos servidores da área. Juntos vamos fazer de fato uma saúde de qualidade, com acolhimento humanizado dos usuários e maior resolutividade”, salientou o secretário Eduardo Morais, que é enfermeiro sanitarista de formação. Ele destacou que os ACS são os profissionais de saúde que possuem maior vínculo com a comunidade dentro das Unidades Básicas de Saúde.

“O comprometimento dos ACS com as ações de promoção da saúde, de prevenção e de educação contribui diretamente para a qualidade dos serviços de saúde coletiva”, citou Eduardo Morais, acrescentando que os agentes devem atuar em sintonia com os médicos e enfermeiros das ESF, os agentes de endemias e as demais secretarias nas ações ligadas à saúde.  Hoje a Prefeitura de Timóteo tem uma ação integrada de conscientização e combate às arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus) envolvendo todas as secretarias. “Os ACS são fundamentais neste trabalho por causa do seu vínculo com os moradores”, argumenta o secretário.

Atualmente, a Secretaria de Saúde mantém 16 equipes de ESF, que respondem pela cobertura de 65% da população de Timóteo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com