Nacionais

Adeus, Dom Lara!

FABRICIANO – Milhares de pessoas passam pela Co-Catedral de São Sebastião em Coronel Fabriciano, onde ocorre o velório do Bispo Emérito Dom Lelis Lara. Ontem, estiveram na igreja autoridades políticas, religiosas e policiais de toda região do Vale do Aço. Entidades de classe e pessoas da sociedade civil também comparecem e prestam as últimas homenagens ao Bispo.
Neste sábado o velório segue na Co-Catedral até as 11h e depois parte em cortejo a pé até o Colégio Angélica, onde continua a programação. A mudança de local é em função de um casamento que ocorre na Catedral à noite. No Colégio Angélica haverá homenagem litúrgica (14h), às 15h Ofício dos Mortos, às 18h, o terço. Às 23h o corpo de Dom Lelis Lara retorna para a Co-Catedral. No domingo pela manhã será realizada uma missa às 9h e o sepultamento acontece às 11h no Cemitério Parque da Saudade.

A MORTE
Dom Lara estava internado no Hospital Metropolitano da Unimed, em Coronel Fabriciano, desde o dia 29 de novembro para tratar uma pneumonia. Conforme informações médicas, o quadro de saúde do bispo se agravou na tarde de quarta-feira (7) pela piora da infecção. Os médicos informaram ainda que Dom Lara foi induzido ao coma, para um melhor tratamento.
No próximo dia 19, Dom Lelis completaria 91 anos de idade.

HISTÓRIA DE VIDA
Dom Lelis Lara, nasceu em Divinópolis em 19 de dezembro de 1925. Em 1938 ingressou no Seminário da Congregação Redentorista em Congonhas-MG, onde cursou o 2º grau e se preparou para a vida religiosa. Depois ele foi para Juiz de Fora, onde se formou em teologia. Em 1951, Dom Lelis, ao fim dos estudos, foi ordenado a padre.
Foi professor em Congonhas-MG de 1952 a 1954. Em 1954, Dom Lara viajou para Roma para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana e Angelicum, onde concluiu estudos de Nível Superior em Direito Canônico, Espiritualidade e Música. Doutorou-se em Direito Canônico, no ano de 1958, ocasião que escreveu a Tese de Láurea: “De Requisitis in subiecto ordinationis ab Ecclesiae Exordiis Usque ad Conc. Nicaenum”.
De volta ao Brasil, em 1958, passou um ano em Missões e em 1959, Dom Lara assumiu a Cátedra de Direito Canônico, Liturgia e Espiritualidade no Seminário Maior Redentorista de Juiz de Fora, onde foi diretor espiritual e reitor do Seminário, permanecendo até 1970.
Em 14 de janeiro de 1971, Dom Lara recebeu nova missão: unir-se à Comunidade Redentorista de Coronel Fabriciano-MG. A 19 de março de 1974 foi nomeado Vigário Episcopal do Vicariato III, integrando à equipe de coordenação pastoral diocesana. Começou uma nova vida pastoral, com novas missões. Até o ano de 76 foi Vigário Episcopal e Pároco da Paróquia São Sebastião de Fabriciano. No dia 06 de dezembro de 1976, foi nomeado Bispo Auxiliar da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano pelo Papa Paulo VI.

SOCIAL
Preocupado e sensibilizado com a questão social das crianças e adolescentes sem referência familiares e abandonados, Dom Lara criou em 1971, a Fundação Comunitária Fabricianense – FUNCELFA, a atual Cidade do Menor que abriga crianças e adolescentes.
Na caminhada como Bispo Auxiliar de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Lara permaneceu a serviço de toda a Diocese, não se eximindo das funções anteriormente assumidas, além da sua ativa participação nas questões mais prementes e conflitantes da Região do Vale do Aço, agindo sempre em favor dos direitos humanos.

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
Dom Lelis teve grande participação na área da Comunicação Social no Vale do Aço. Participou dos programas na TV Universitária de Coronel Fabriciano e na Rádio Educadora de Coronel Fabriciano, Rádio Milícia da Imaculada de São Paulo. Também teve participação nos programas da TV Cultura, em Itabira.
Em 1991 assumiu o Colégio Técnico Padres De Man e 1992, o Instituto Católico de Minas Gerais – ICMG, sucessor da PUC – Campus de Coronel Fabriciano. Dom Lara foi nomeado Grão Chanceler da Sociedade Educacional União e Técnica – SEUT, mantenedora do ICMG, hoje Unileste.

Em 1995, ele foi nomeado Bispo-coadjutor e em 1996, tornou-se o 3º Bispo Diocesano da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, pela Renúncia de Dom Mário Teixeira Gurgel. Em junho de 1996, assumiu a Diocese – “transmissão do báculo”. Em 1998, Dom Lelis Lara foi nomeado Moderador do Tribunal Eclesiástico do Regional Leste II, da CNBB, sediado em Belo Horizonte.

Enquanto Bispo Diocesano, Dom Lara foi presidente da Irmandade Nossa Senhora das Dores em Itabira, por força do Estatuto da Irmandade. Também presidente da TV Universitária de Coronel Fabriciano, hoje TV UNI. Em 2001, lecionou Direito Canônico no Instituto Teológico Cura D’Ars, em Itabira-MG.
Em 2003, quando se renunciou, passou o báculo para Dom Odilon Guimarães Moreira, seu sucessor. Manteve programas na TV e rádios, em Itabira. É o presidente da Sociedade Dom Bosco de Comunicação de Coronel Fabriciano, entidade mantenedora da TV Uni do Vale Aço.

Dom Lelis integrou a Diretoria da União Brasileira de Educação e Cultura – UBEC, entidade mantenedora do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Unileste, como também da Universidade Católica de Brasília e Faculdades Católicas de Palmas (TO). Findou a vida como presidente da Cáritas Diocesana.


Dom Lelis iria completar 91 anos no próximo dia 19

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com