Cidades

Ações voluntárias reforçam combate ao Aedes aegypti

IPATINGA – O que você tem feito para combater o Aedes aegypti no seu bairro? No Recanto a comunidade respondeu com ações práticas. No último sábado (05), dez voluntários arregaçaram as mangas para eliminar criadouros do mosquito na vizinhança. Em uma manhã, eles coletaram o equivalente a duas caçambas de caminhonete de lixo e inservíveis descartados nas ruas, lotes vagos e praça. Em paralelo, os moradores foram lembrados dos cuidados para a prevenção e controle do vetor da dengue, zika e chikungunya.

A iniciativa é da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Recanto (Amabre), que teve a parceria da Copasa-MG e da Prefeitura de Ipatinga. Este é o terceiro ano que a comunidade se mobiliza na guerra contra o mosquito. “Seria muito fácil se houvesse mais comprometimento da população em cuidar dos espaços públicos, que é de todos. Qualquer pessoa pode e deve fazer algo para melhorar a sua vizinhança, bairro e cidade”, argumenta Antônio Ademir da Silva, presidente da Amabre.

PARCERIAS

Em Ipatinga, a Prefeitura de Ipatinga tem apostado em parcerias com a comunidade para reforçar as ações governamentais. A Secretaria Municipal de Saúde oferece treinamento, palestras e materiais educativos para empresas, escolas, condomínios, clubes de serviços, instituições religiosas e comunitárias dentre outras. Só este ano, foram realizadas cerca de 50 atividades e parcerias deste tipo. A solicitação deve ser agendada junto ao Centro de Controle de Zoonoses da PMI.

O secretário de Saúde de Ipatinga, Eduardo Penna, lembra que as ações governamentais precisam ser complementadas pelas iniciativas da comunidade. “O poder público não consegue estar em todos os lugares simultaneamente e o tempo todo. Iniciativas como esta são fundamentais, pois são eficientes, atingem pessoas que o poder público nem sempre consegue e reforçam a consciência comunitária”, incentiva Penna.


Combate ao mosquito é responsabilidade de todos

Entre janeiro e fevereiro, Ipatinga notificou 2.684 casos suspeitos de dengue e outros 860 de zika, sendo 98 gestantes e um caso confirmado por isolamento viral. O município possui um paciente confirmado com chikungunya importado e outro caso em investigação. Para conter o avanço das doenças, a Prefeitura segue com mutirão de limpeza e combate ao Aedes aegypti, fumacê, mais agentes de controle endemias e comunitários de saúde em campo dentre outras ações.

Mas o controle do vetor e a prevenção de novos casos requer a participação efetiva da comunidade, como observa a agente de controle de endemias Angélica Dias. Além de separar dez minutos para vistoriar sua casa, o cidadão precisa colaborar com a limpeza da cidade. “O vizinho tem mais abertura para conversar e pedir o apoio de quem ainda não está fazendo a sua parte. Por isso, ações como a dos moradores do Recanto fazem toda a diferença”, argumenta a profissional, presente na ação voluntária no bairro.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Nesta terça-feira (08), a Prefeitura de Ipatinga apoiará a força tarefa da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI). A ação, que reúne empresas, Polícia Militar e outros parceiros, será iniciada pelo bairro Canaã. Às 8h, aposentados e agentes da PMI vão realizar panfletagem e às 9h, em frente à Escola Municipal Artur Bernardes, está programada blitz educativa. A ação será levada para outros bairros.
No mesmo dia, os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses da PMI realizarão palestras educativas para estudantes dos cursos técnicos ofertados pelo sistema Fiemg, no antigo CDP da Usiminas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com