Vida & Saúde

Ações marcam Outubro Rosa na região

Realizada na última terça-feira, no auditório da SRS, palestra integra as mobilizações do Outubro Rosa no Vale do Aço


(Da Redação)
– A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, em parceria com a Associação de Assistência às Pessoas com Câncer (AAPEC) de Ipatinga, promoveu uma palestra com o oncologista Pedro Paulo, do Centro de Oncologia e Radioisótopos (COR) sobre o câncer de mama. Realizada na última terça-feira (8), no auditório da SRS, a atividade integra as mobilizações do Outubro Rosa no Vale do Aço.

A campanha tem por objetivo divulgar, esclarecer, sensibilizar e incentivar a população feminina na faixa etária acima de 40 anos a realizar os exames de prevenção e/ou detecção precoce do câncer de mama, o qual diagnosticado na sua fase inicial aumenta muito as chances de sucesso no tratamento. O câncer de mama é o segundo mais frequente em todo o mundo e o mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

MUNICÍPIOS

Na segunda-feira (7) a secretaria municipal de Saúde de Coronel Fabriciano desenvolveu uma caminhada de conscientização, saindo da Rotatória Sérvulo Roque (Barrilzinho). Na cidade, todos os dias estão sendo realizadas ações voltadas à saúde da mulher, tais como palestras e orientações em escolas, quadras esportivas e praças públicas. Na próxima semana, a partir da segunda-feira (14), as unidades básicas de Saúde serão mobilizadas para o Outubro Rosa. O encerramento da campanha ocorre no dia 25, a partir das 17h, na Praça da Estação, com diversas atividades culturais.

A prefeitura de Caratinga intensificou a realização de exames de mamografia. Sarão cerca de 1,3 mil durante o mês. No dia 25, toda a população está convidada para caminhada a partir das 8h, saindo da Unidade da Mulher em direção à avenida Dário Grossi. A proposta é de que todos usem um adereço na cor rosa.

Dom Cavati realiza seu dia D do Outubro Rosa no sábado (19), com caminhada, palestras nas escolas e feira de arte. A prefeitura de Ipatinga adotou a cor rosa em seu site oficial durante o mês. No município, o Conselho da Mulher Empreendedora, da Associação Comercial (Aciapi) está desenvolvendo várias ações de conscientização.

HOSPITAIS
Esta semana tiveram início as comemorações do Outubro Rosa, em Coronel Fabriciano, com a participação do Hospital São Camilo numa caminhada pelo centro da cidade como abertura da Campanha, junto à comunidade, a fim de disseminar a importância da prevenção da saúde.

No Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo, a campanha orienta a todos sobre a importância de ter bons hábitos de vida, alimentação adequada, praticar exercícios físicos, realizar o autoexame e buscar o médico em casos de alterações na mama.

Exames preventivos têm horário especial

FABRICIANO – A Prefeitura de Fabriciano realiza mais uma edição do “Viva Mulher Trabalhadora – Um Toque de Saúde”. Desta vez, o programa vai oferecer uma semana de coleta de exames preventivos de câncer de colo do útero, orientações de prevenção ao câncer de mama e solicitação de mamografias. A atividade inicia na segunda-feira (14) e segue até a sexta-feira (14) nas Unidades de Saúde, em horário especial: 19h às 21h.

A ação faz parte da programação do Outubro Rosa que, nesta edição, tem como tema “Mulher, declare seu amor pela vida!”. Cinco Unidades de Saúde do município ofertarão os serviços em horário especial: Centro, Santa Cruz, Floresta, Mangueiras e São Domingos.

PREVENTIVOS
O preventivo do colo do útero deve ser feito anualmente e é destinado às mulheres que já iniciaram a vida sexual, sobretudo aquelas com idade entre 25 e 59 anos. O exame consiste na coleta de material do colo do útero para a análise. É um procedimento simples e rápido que permite diagnosticar alterações no colo do útero. É importante que a mulher não esteja menstruada e 48 horas antes do exame não tenha relação sexual.

Nas Unidades de Saúde, as mulheres também receberão orientações sobre as técnicas corretas do autoexame das mamas, passarão por exame clínico e, no caso das mulheres acima de 50 anos, elas são encaminhadas para realização do exame de mamografia, caso detectado alguma alteração.

TIMÓTEO
As equipes de Saúde da família e unidades básicas de saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo aderiram à campanha mundial Outubro Rosa, que visa a prevenção do câncer de mama. O movimento que dura o mês inteiro em vários países busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo.

No dia 26, a Unidade do Recanto Verde fará às 9h e 14h, palestras sobre planejamento familiar, exame preventivo e alimentação saudável, além de ações de incentivo à autoestima da mulher. As unidades do Quitandinha, Alegre, João XXIII e Ana Moura, além de palestras, farão a coleta de material citopatológico. Em todas as unidades de saúde estão sendo disponibilizadas mamografias dentro da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, lançada pela Prefeitura no início do mês. Serão ofertadas cerca de 4 mil mamografias.


Colaboradores do Hospital São Camilo se engajam na luta: laço rosa será utilizado durante todo o mês

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com