Cidades

Ações de conscientização no trânsito movimentam Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura Municipal realiza entre os dias 18 e 25 de Setembro a Semana Nacional do Trânsito. Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida!”, acampanha visa a conscientizar pedestres e motoristas sobre os cuidados que todos devem ter na busca de um trânsito mais seguro.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), cerca de 90% dos acidentes são causados por falhas humanas. Daí a importância de campanhas permanentes para trabalhar com a conscientização no trânsito e diminuir os índices de acidentes e mortes.

Em Fabriciano, a programação envolve blitzen educativas, passeata, intervenções com simulação de acidentes de trânsito e muita informação. No dia 25 de setembro, será montada uma tenda na Praça da Estação, com Transitolândia, serviços, ações desenvolvidas pela Prefeitura e orientação sobre o trânsito. A iniciativa ainda conta com a parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Fábri Facil e UnilesteMG.

“A Prefeitura faz a parte dela e mantém ações educativas permanentes, além de investir na modernização do trânsito, visando a segurança de todos. Mas é preciso lembrar que o trânsito é feito por cada um de nós (pedestres, ciclistas, motoristas) e que cada um tem a sua responsabilidade”, argumenta a gerente de Mobilidade Urbana e Transportes, Graziella Pires.

MAIO AMARELO

A premiação do Concurso da escolha dos nomes dos Mascotes será realizada no dia do encerramento (25), na tenda da Semana do Trânsito, na Praça da Estação. O concurso fez parte das ações do Maio Amarelo, movimento mundial cujo objetivo é promover um trânsito mais seguro, com ações focadas na prevenção e diminuição de índices de acidentes. O concurso envolveu estudantes do 1º ao 9º do ensino fundamental da rede municipal e teve como objetivo a escolha dos nomes dos mascotes de trânsito e slogan da campanha de educação no trânsito do município.

TENDA CIDADÃ E SEST/SENAT

Ainda dentro da programação da Semana do Trânsito, a equipe do Sest/Senat realizará ações voltadas para os trabalhadores rodoviários e passageiros em Fabriciano. As atividades acontecerão entre os dias 15 e 20 de setembro, com foco na segurança e temas relacionados à qualificação profissional e promoção da saúde dos trabalhadores da área. Na próxima quinta-feira, 19 de setembro, a instituição realizará uma ação no Terminal Rodoviário, com oferta de serviços como aferição de pressão, teste de glicemia dentre outros. Esta ação terá a parceria do programa Tenda Cidadã, desenvolvido pela Prefeitura.

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA, 18/9

Abertura da Semana Nacional do Trânsito:

9h: Simulação de Acidente do Corpo de Bombeiros

Local: Trevo Villefort.

QUINTA-FEIRA, 19/9

14h:Palestra Educação no Trânsito – Sest/Senat

Local: Salão Paroquial

SEXTA-FEIRA, 20/09

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Tenda na Praça Louis Ensch com o Conselho da Pessoa com Deficiência, com informação sobre ações do governo voltado para pessoas com deficiência, principalmente no trânsito.

9h: Passeata do Barrilzinho até a Praça Louis Ench.

14h: Blitz Educativana Rua Maria Matos, às 14h.

SEGUNDA-FEIRA, 23/09

9h: Blitz educativa na Rua Maria Matos.

14h30: Blitz educativa na Avenida Magalhães Pinto.

TERÇA-FEIRA, 24/09

9h:Palestra Motivacional para Profissionais do Setor de Trânsito, com coach Carlos.

Local: Secretaria de Desenvolvimento Econômico

QUARTA-FEIRA, 25/09. ENCERRAMENTO

8h: Abertura – Hino Nacional

9h às 17h: Feira da Semana Nacional do Trânsito.

Mascotes, informações sobre o transporte coletivo municipal, Transitolândia, apresentação de escolas, resultado do concurso para escolha do nome dos Mascotes da campanha.

Local: Praça da Estação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com