Policia

Ações de combate à pedofilia unem diversos setores em Ipatinga

IPATINGA – O seminário “O Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes: Diálogos em Rede”, que encerrou as atividades da “Campanha de Combate à Pedofilia” durante o mês de maio em Ipatinga, reuniu diversos segmentos da sociedade em torno do tema. O encerramento foi realizado na sexta-feira, no Centro de Evangelização Dom Lélis Lara (Arena Vida Nova), reunindo universitários e também profissionais que trabalham diretamente com casos de abusos a crianças e adolescentes, como conselheiros tutelares, psicólogos, professores e assistentes sociais.
O evento contou com a presença do vereador Ademir Cláudio Dias (PROS). “Desde o meu primeiro mandato, venho apoiando uma série de ações em combate à pedofilia em Ipatinga. Ao todo, já requeri oito audiências públicas em todas as regionais da nossa cidade e sugeri a instituição da semana municipal de combate a esse crime. Noto, a cada evento, que mais pessoas estão abraçando a causa e trabalhando para que as vítimas sintam-se encorajadas a denunciar. Fico feliz em ver o projeto está dando resultados. Vale salientar que todo esse trabalho tem uma única finalidade: fazer com que a incidência de crimes desta natureza diminua em Ipatinga, além de fortalecer a luta pela manutenção dos direitos da criança e do adolescente”, disse o vereador.

ATIVIDADES
As atividades, que envolveram centenas de pessoas, se iniciaram no dia 10 de maio, com o “I Encontro de Adolescentes Protagonistas”, no Ginásio Poliesportivo do 7 de outubro. No dia 11, foi a vez dos corredores de Ipatinga mostrarem o seu apoio à causa, durante a Corrida “Todos contra a Pedofilia”. As ações tiveram continuidade no dia 15 de maio, com uma blitz educativa de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. No dia 16, foi realizada a caminhada "Ipatinga de LUTO. Todas contra a Pedofilia".
Na quarta-feira (17), foi realizada exposição no Shopping do Vale do Aço com apresentações da Equipe de Teatro da Igreja Batista e das crianças do Instituto Cipalam. Na quinta-feira (18), a Câmara de Ipatinga abriu as portas para mais uma Audiência Pública, desta vez com o tema “O Enfrentamento à Violência Sexual – Desafios do trabalho em Rede”.

AVALIAÇÃO
A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cleoneide Oliveira, fez um balanço positivo de todas as atividades, ressaltando a importância da continuidade do projeto. “Em cada evento que realizamos nos últimos dias, pudemos notar nossos objetivos e metas sendo alcançados: formamos jovens multiplicadores, divulgamos o Disque 100 durante a corrida, a caminhada, e intervenção no Shopping do Vale do Aço; também conscientizamos motoristas e caminhoneiros na blitz que fizemos na BR que dá acesso a Governador Valadares e, além disso, envolvemos empresas, entidades, escolas, universidades e estudantes nas atividades que programamos. Creio que conseguimos fazer as pessoas pararem para pensar. Atingimos a mídia, falamos de pedofilia em vários veículos de imprensa, foi muito bom nosso resultado”, disse.

DESAFIOS
Durante o seminário desta sexta-feira, a diretora do Departamento de Proteção Social e Especial da Secretaria de Assistência Social de Ipatinga, Cláudia Aparecida de Souza Castro, realçou os desafios que a rede enfrenta atualmente em Ipatinga. “Os profissionais que trabalham no sistema trabalham com a ética. É preciso conscientizá-los e capacitá-los para que todos saibam identificar, ouvir e proteger as vítimas. Afinal, diferente dos adultos que sofrem violência sexual, as crianças e adolescentes geralmente não ficam com marcas físicas, e sim marcas subjetivas”, ressaltou a diretora.
A psicopedagoga Maria Elisa Rezende Queiroz Takahashi elogiou o evento. “Falar de violência sexual choca, dói. Ninguém quer ouvir, mas precisamos ser chocados”, observou.
Na ocasião, Ademir também comemorou a aprovação da “Semana Na Mão Certa”, em Ipatinga. A semana, que acontecerá todos os anos no mês de novembro, visa conscientização dos motoristas de caminhão quanto a não violência sexual. Tal ação vem para coroar e incluir no calendário de eventos do município o trabalho realizado pela empresa Intercement Brasil e seus parceiros

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com