Cidades

Aciapi e Sindcomércio pressionam pela abertura do comércio no Dia das Mães

Comércio em Timóteo e Fabriciano já tem horário definido, entidade defendem abertura também em Ipatinga

TIMÓTEO – Nesta semana de Dia das Mães, data especial que será celebrada no próximo domingo (10), o comércio de Coronel Fabriciano está autorizado a funcionar, até próxima sexta-feira, das 8h às 19h. No sábado (09), as lojas têm a permissão para abrir as portas das 8h às 16h. Já em Timóteo, o expediente será das 10h às 19h nos próximos dias, enquanto no sábado o funcionamento ocorre das 9h às 15h. As entidades representativas do comércio, Aciapi e Sindcomércio defendem a abertura também em Ipatinga

SEM POSIÇÃO

Em Ipatinga, a Prefeitura Municipal ainda não se posicionou quanto ao horário ampliado das lojas nas vésperas da segunda data mais importante no ano para o empresariado local. Por enquanto, o comércio na cidade funciona das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h aos sábados.

“Em termos de vendas, o Dia das Mães perde apenas para o Natal. Então, culturalmente, nos dias às vésperas do 2º domingo de maio, há um aumento no fluxo de pessoas nas ruas, crescendo não só o número de clientes no interior das lojas, bem como a demanda por ônibus coletivos e mais segurança nas principais vias do município”, observa José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.   

José Maria Facundes, do Sindcomércio

O dirigente sindical informa que foi enviado ofício à Prefeitura de Ipatinga com sugestão de ampliação do horário: 10h às 19h, até a próxima sexta-feira; 9h às 15h, no sábado. “Mais uma vez, o executivo ipatinguense, hoje sob o comando do Sr. Nardyello Rocha, não mostrou boa vontade com o comércio varejista e a prestação de serviços, que atualmente são os maiores empregadores na cidade”, reclama Facundes.

ACIAPI

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, relatou que o Dia das Mães será uma data de extrema importância para os comerciantes neste cenário atual, devido aos prejuízos financeiros causados pelo coronavírus, por isso esse horário especial é fundamental. “O comércio ficou fechado por muitos dias, como forma de evitar a propagação da Covid-19. Durante esse tempo, os estabelecimentos comerciais passaram por muitas dificuldades, inclusive, já teve várias lojas que fecharam suas portas de forma definitiva e encerraram as suas atividades. Portanto, o Dia das Mães é uma oportunidade para recuperar esse prejuízo financeiro e para os lojistas conseguirem manter seus compromissos em dia, sem causar mais demissões em nossa cidade”, afirmou.

COVID-19

Conforme o presidente do Sindcomércio Vale do Aço, considerando as nuances que envolvem a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), além da já habitual maior movimentação no Centro e bairros na semana do Dia das Mães, abrir o comércio mais horas nos próximos dias seria importante para estar alinhado às diretrizes de saúde que estão sendo propagadas neste momento. “O horário sugerido por nós evitaria a aglomeração de pessoas nas ruas e está de acordo com o que a legislação vigente autoriza no que concerne à permissão de duas horas extras por dia, além das 44 semanais”, informa José Maria.

HORAS EXTRAS

Por último, o presidente do Sindcomércio reitera que não há impedimento para que os funcionários que tiveram a jornada reduzida possam prestar horas extras, desde que o empregador respeite o limite máximo de duas horas permitidas pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). “Por exemplo, se foi reduzida em 50% a jornada de trabalho e o salário, estão permitidas as quatro horas contratuais, mais duas extras. Já nos casos de redução de 25%, ficam autorizadas as seis horas contratuais, com a possibilidade de se acrescentar mais duas”, explica. 

BANCO DE HORAS

O pagamento das horas extras, complementa Facundes, deve ser feito com os seus respectivos adicionais. “Há a alternativa, também, de incluir as horas extraordinárias trabalhadas no Banco de Horas dos funcionários para que depois eles possam aproveitá-las. Devemos lembrar, ainda, que é permitido utilizar as horas extras para compensar o saldo negativo do mesmo Banco de Horas”, conclui o presidente do sindicato.

Aciapi e CDL de Ipatinga solicitam horário especial no comércio para o Dia das Mães

CAMPANHA

A campanha Amor Premiado 2020 já está disponível para cadastro dos consumidores que desejarem participar dessa ação, que tem como objetivo movimentar o comércio de Ipatinga durante as quatro datas comemorativas do ano (Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças).

Para o Dia das Mães, serão sorteados aos consumidores cadastrados cinco prêmios, em dinheiro, no valor total de R$ 4 mil. Para participar, o cliente deverá cadastrar seu cupom/voucher, obtido após uma compra no comércio de Ipatinga, no site da campanha www.aciapicdl.com.br ou no aplicativo Aciapi CDL APP, gerando em seguida o seu cupom digital. No fim da campanha, todos os cupons cadastrados, desde o primeiro sorteio, concorrerão a uma Honda Pop 110i.

O sorteio do Dia das Mães está marcado para o dia 14 deste mês.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com