Nacionais

Acessibilidade está na pauta das pessoas com deficiência

(Crédito: Secom/PMI)

IPATINGA – Nesta quinta-feira (19), Ipatinga comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento será realizado na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), no bairro Bom Retiro, a partir das 13h, e tem o objetivo de debater os direitos das pessoas com deficiência e suas aplicações. A iniciativa é da Prefeitura de Ipatinga, em parceria com Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Este ano, mais do que informação, a data será comemorada com a garantia de investimentos em acessibilidade. No último sábado (16), durante o 16º Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias (Compor), a prefeita Cecília Ferramenta anunciou que irá investir R$ 230 mil no ano que vem em obras e adequações de mobiliários urbanos, de forma a torná-los acessíveis às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

RECURSOS
Coordenador de Políticas Públicas de Assistência Social para Pessoas com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Eustáquio José de Oliveira antecipa que, durante o evento desta quinta-feira, os técnicos da Prefeitura de Ipatinga apresentarão uma proposta de utilização dos recursos previstos em 2014.

“Queremos discutir com as entidades e pessoas com deficiência todas as obras prioritárias em cada uma das nove regionais. Esta é a primeira vez que o município reserva recurso específico para acessibilidade, o que representa um avanço significativo para a cidade se tornar, de fato, inclusiva,”, pontua Eustáquio José, que também é membro da Associação dos Portadores de Deficiência Física de Ipatinga (Adefi).

CIDADANIA

A promoção da acessibilidade no meio urbano estará na pauta do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência em Ipatinga. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria da Consolação Santos afirma que a inclusão também contribui para a mudança de comportamento da população em geral. “Ainda há falta de informação e desrespeito aos direitos básicos, como a ocupação irregular das vagas de estacionamentos reservadas às pessoas com deficiência”, pontua.

A programação inclui palestras sobre benefícios previdenciários para pessoas com deficiência, com a presença de técnicos da Agência de Previdência Social de Ipatinga, e o projeto “Cidadania Para-desportiva Competitiva Vale do Aço”, com Norberto Vieira, presidente da Associação dos Portadores de Deficiência de Ipatinga (Adefi), além de apresentações culturais e visitas aos estantes de parceiros e prestadores de serviços.

O evento conta com a parceria da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação dos Deficientes Visuais de Ipatinga (Adevipa); Associação dos Portadores de Deficiência Física de Ipatinga (Adefi) e Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (Naemc – “Casa da Esperança”).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com