Cultura

Ação Educativa define programação

Escolas e comunidade podem se inscrever para participar de atividades gratuitas promovidas pelo Instituto Usiminas

IPATINGA – A programação da Ação Educativa do Instituto Usiminas do segundo semestre de 2019 começa nesta semana. Escolas e comunidade podem agendar a participação em várias atividades gratuitas, voltadas para públicos de todas as idades e com acessibilidade. Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias, Série Espetáculos Didáticos, Arte em Família, Visitas Teatralizadas, Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores, Projeto Xerimbabo Usiminas 2019, exposições de arte, entre outros, integram a grade de programação, que tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 183774).

CONTAÇÃO

A atração que abre a programação é a Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias, do Centro Cultural Usiminas, dias 7 e 8/8, com sessões para escolas e um encontro especial para famílias, nesta quarta (7), às 19h. Com inspiração na natureza, o Grupo Farroupilha vai contar a saga do Gigante das Flores que é bem maior que todas as árvores, mais velho que o Brasil, o pé de Jequitibá.

VISITA À USIMINAS

Neste sábado (10/8), pelo Projeto Xerimbabo Usiminas, as famílias vão poder participar do “Conhecendo a Usiminas”, com visitas às 8h e 14h. Por meio de uma visita interativa à Usina de Ipatinga, os participantes são envolvidos na jornada do carvão e do minério para se transformarem em bobinas de aço, perpassando por seus segredos e curiosidades. O público vai participar, ainda, de uma oficina de pintura usando o agregado siderúrgico. Durante o semestre, o Projeto Xerimbabo Usiminas prevê também as atividades “Aventura no Viveiro” e “Conhecendo os Xerimbabos”, para escolas e famílias.

ALCANCE AMPLIADO

Todas as atividades da Ação Educativa contam com o recurso de Tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), mediante agendamento prévio. O objetivo é estabelecer um diálogo com o público surdo, promovendo interações entre as pessoas e os conteúdos disponibilizados durante a programação. No primeiro semestre deste ano, mais de 25 mil pessoas, de 18 cidades e 67 escolas do Leste Mineiro, foram beneficiadas com a Ação Educativa.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, afirma que a programação educativa alcança, de maneira crescente, públicos de todas as idades e com acessibilidade. “Oferecemos experiências lúdicas em vários campos, por meio da arte, para públicos de todas as idades. Esperamos que a comunidade se aproprie cada vez mais desta programação feita com muita qualidade”, declara a diretora.

TEATRO, FORMAÇÃO E EXPOSIÇÕES

Nos dias 28 e 29 de agosto, o Teatro do Centro Cultural Usiminas recebe o espetáculo “Vinicius Poetinha”, da Cia. Articularte (SP), com sessões para escolas e famílias. Com bonecos e muita música, a peça presta uma homenagem a Vinícius de Moraes em uma encenação que enaltece a palavra, o verso, o espírito musical e jogos de infância. Os agendamentos para escolas iniciam dia 7/8 e as famílias interessadas podem retirar seu ingresso na bilheteria, gratuitamente.

O Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores terá como primeira ação a oficina “Ações Formativas em Teatro”, com o Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte, entre 28 e 30 de agosto, no Teatro Zélia Olguin. Para o público em geral, a atividade de formação ofertada é o Projeto Artes Visuais no Vale do Aço, que oferece palestras e leituras de portfólios com os artistas plásticos Mônica Rubinho, Sidney Philocreon e Eduardo de Jesus, em agosto e setembro.

MÚSICA BRASILIS

Na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, a exposição “Musica Brasilis – 5 Séculos da Música Brasileira” fica em cartaz até 31 de agosto. Em seguida, o espaço recebe mais duas exposições: Uma Linha Para Contar História, da estilista Vanuza Bárbara, e Jardins Móveis, de Felipe Barbosa e Rosana Ricalde (RJ). A programação completa da Ação Educativa pode ser acessada no site www.institutousiminas.com. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 31.3822.2215.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com