Cidades

‘Academia da Saúde’ é inaugurada no Bom Jardim

Prestação de serviços e orientações para a saúde foram oferecidas na praça    (Fotos: Secom/PMI)

IPATINGA
– Promover a saúde, melhorar a qualidade de vida das pessoas e estimular o convívio comunitário nos espaços públicos. Estes são alguns objetivos, e também benefícios, do programa “Academia da Saúde”, que começa a funcionar em pontos estratégicos de Ipatinga. Nesta terça-feira (09), a prefeita Cecília Ferramenta, acompanhada de lideranças e comunidade, entregou o primeiro dos quatro polos de atividades físicas ao ar livre, no bairro Bom Jardim.

Na Praça Valdomiro Serafim da Costa, na área central do Bom Jardim, estão instalados equipamentos de ginástica e espaço multiuso. A partir desta semana, um educador físico estará no local para acompanhar e orientar a realização de atividades. Aulas de ginástica, dança, alongamento, treinamento funcional e caminhada orientada serão oferecidas, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, para a comunidade do Bom Jardim e da Regional 7.

CONVIVÊNCIA

A prefeita Cecília Ferramenta ressalta a importância de iniciativas de promoção à saúde, sobretudo com foco na prevenção, o que traz mais qualidade de vida para a comunidade. “É por meio de uma parceria entre a comunidade, polícias Militar e Civil, legislativo e o governo municipal que a gente está conseguindo organizar a nossa cidade. A ‘Academia da Saúde’ chega para oportunizar e estimular as pessoas a praticarem atividades físicas, mas também é um espaço lúdico para ser usado e cuidado por toda a comunidade”, argumenta.

POSTO POLICIAL
Além dos aparelhos de ginástica (barra para flexão horizontal e vertical, espaldar e barras paralelas), a academia instalada no Bom Jardim conta com uma sala para guardar outros itens e avaliação física. Para reforçar a segurança no local, em anexo foi montado um Posto da Polícia Militar.

“Essa era uma reivindicação antiga da Regional 7, uma das mais populosas de Ipatinga. Além de confecções de boletins de ocorrência, a iniciativa aproxima mais a comunidade e a Polícia Militar, e proporciona ampliar as ações preventivas”, completa o tenente coronel Edvânio Carneiro, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar.

A Academia da Saúde é uma iniciativa do governo federal, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Ipatinga.

Polos de atividades vão funcionar em 4 bairros
A “Academia da Saúde” é um espaço para a prática da atividade física e convívio comunitário. A iniciativa está inserida no programa municipal “Ipatinga em Movimento”, que prevê a integração e ampliação do acesso da comunidade às ações com foco na saúde preventiva. Até o final deste ano, serão entregues pela Prefeitura de Ipatinga os polos de atividades nos bairros Parque das Águas/Planalto, Bethânia e Bom Retiro.

“Ao oportunizarmos espaços de convívio social e promoção da saúde, buscamos evitar o adoecimento de nossa população e melhoramos a qualidade de vida das pessoas”, reforça o secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna. As academias ficam em pontos estratégicos da cidade, em praças públicas, permitindo o acesso da comunidade aos equipamentos a qualquer hora do dia.

A previsão de cada academia é atender 50 pessoas por dia. O local também poderá ser utilizado para atividades dos grupos dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), como a Escola da Postura, Vivendo a Melhor Idade, Passos para Saúde e outros, além de ações desenvolvidas pela própria comunidade, como apresentações culturais.


Comunidade aprova iniciativa da Prefeitura

Uma programação diversificada e animada, com aulas de ginástica e apresentações culturais dos grupos de terceira idade e de capoeira, foi a atração das atividades de inauguração da Academia da Saúde no bairro Bom Jardim.

Logo no primeiro dia, pelo menos 250 pessoas participaram das atividades gratuitas de promoção da saúde oferecidas na Praça Valdomiro Serafim da Costa. No local, equipe de profissionais da saúde também realizaram avaliação física, aferição de pressão arterial e IMC (índice de massa corporal) dos “futuros alunos”.

O aposentado Raimundo Felizardo Gomes, 67 anos, do Bom Jardim, era um dos participantes. “Já faço acompanhamento em outros programas da Prefeitura e posso afirmar que minha saúde melhorou. Agora, com uma academia aqui perto de casa, vai ficar ainda melhor. Toda a comunidade ganha com essa iniciativa”, avaliou o aposentado, enquanto experimentava os aparelhos recém instalados na praça central do bairro.

Também participaram da solenidade de entrega da Academia da Saúde no Bom Jardim o coronel Jordão Bueno, comandante da 12ª Região da Polícia Militar, os vereadores Juarez Pires, Sebastião Guedes e Saulo Manoel, secretários municipais e diversas lideranças comunitárias.


No local, também foi instalado um posto da Polícia Militar

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com