Cultura

Abertura do evento é marcada por atividades ecológicas e educativas

Cena do espetáculo A Princesa Engasgada    (Crédito: Rodrigo Zeferino)


IPATINGA –
Desde as 9h desta quarta-feira (08), a intensa programação do 7º Salão do Livro Vale do Aço movimenta o Centro Cultural Usiminas e a Biblioteca Municipal de Ipatinga Zumbi dos Palmares. Visando o incentivo à leitura, o evento vai até o dia 12 de maio com mais de 80 atrações gratuitas, com oficinas, palestras, espetáculos teatrais, lançamentos de livros, além da tradicional Feira de Livro.

O Teatro do Centro Cultural Usiminas recebe a partir das 19h, a solenidade de abertura do evento literário, com um espetáculo em homenagem às poetisas mineiras. Ao som de um concerto com repertório de música popular brasileira, apresentado pela Orquestra de Câmara Jovem de Ipatinga, o Grupo de Teatro Casa Laboratório encena a performance poética “Vozes de Minas”.

ECOLOGIA
Em um contexto de educação e conscientização, o Salão do Livro Vale do Aço traz, desde a sua 6ª edição, o tema literatura e ecologia. No “Salão Verde”, são realizadas ações ecológicas e educativas em sua grade de programação cultural. O “verde” também está presente na decoração da feira. Os adornos do Salão do Livro foram produzidos com materiais reciclados. “A literatura nos auxilia na conscientização e preservação da natureza”, argumenta a realizadora do evento Cibele Teixeira.

O Salão do Livro Vale do Aço, conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura. Nesta edição, o evento tem o apoio da Prefeitura de Ipatinga e integra a programação do aniversário dos 49 anos do município.

BULLYNG
O Salão do Livro segue amanhã (09) com programação voltada também para os educadores. O bullying nas salas de aula será abordado pela palestrante Cecília Hartmann Regueira, do Instituto Hartmann-Regueira, a partir das 19h30, na Arena Literária, no Jardim Japonês do Centro Cultural Usiminas. A educadora parte dos questionamentos sobre o universo educacional para falar de um assunto cada vez mais recorrente que pode ser tratado pela comunidade escolar como respeito pela cultura, pelos os atributos individuais, pela vida familiar das crianças e jovens.

CINEMINHA LITERÁRIO
Na quinta-feira também tem o início do Cineminha Literário, realizado em parceria com o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte, produzido pelo Cine Humberto Mauro / Fundação Clóvis Salgado. Serão exibidos médias-metragens de 26 minutos, percorrendo o universo literário dos escritores Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Ricardo Aleixo, Paulo Leminski e Hilda Hilst, realizados em parceria com o Programa Diverso, da Rede Minas.

O Cineminha também integra a programação da Visitação Escolar. Antes dos espetáculos teatrais, as crianças assistem a cinco curtas-metragens com duração média de 10 minutos. Toda programação do Cineminha Literário pelo site do Salão do Livro (www.salaodolivro.com.br).

Serviço:
7º Salão do Livro Vale do Aço
Data: 8 a 12 de maio
Horário: 10h às 22h
Entrada franca
Informações:
(31) 3825.3858
salaodolivro.com.br
Facebook.com.br/salaodolivrovaledoaco

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com