Opinião

A pauta da extrema direita e a realidade

(*) Fernando Benedito Jr.

As principais pautas da extrema direita para as eleições deste ano continuam sendo as mesmas de 2018. A defesa de seu conceito de liberdade (de propriedade, de ofensa, de exploração), das armas, da família e contra o aborto, o homossexualismo, o comunismo e outras divagações fantasmagóricas que acabam se transformando em teorias com a da terra plana, em movimento anti-vacina, ações de ódio e violência contra Cuba e a Venezuela, que se estendem aos médicos cubanos e chegam à mamadeira de piroca e à Escola sem Partido, mas com pastores corruptos transformando o Ministério da Educação num balcão de negócios.

Enquanto o País vive a escalada da fome e da miséria, do desemprego, da absoluta ausência do Estado em políticas públicas de saúde, segurança e habitação, o foco da extrema direita e dos fascistas ignorantes é o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Superior Eleitoral, a urna eletrônica, o voto eletrônico. É o apoio a um bandido miliciano como Daniel Silveira, tratado pelos seus iguais como “homem de bem”. Esta é a pauta, o discurso, a estratégia e o programa de governo.

Os ataques constantes às instituições do Poder Judiciário e do Estado Democrático de Direito são uma pauta totalmente fora de esquadro diante da realidade nacional. Diante de um governo que, em quase quatro anos, não bateu um prego para realizar uma obra significativa ou para concluir as que estavam em andamento – veja-se a duplicação da BR-381, que é o exemplo mais perto.

Por outro lado, o processo de destruição nacional anda a passos largos. A aprovação da exploração mineral na Serra do Curral é outro exemplo próximo. O avanço do agronegócio e da mineração sobre as florestas, os rios, sobre as terras, a cultura e os direito dos povos originários; a “liberdade” para utilização do agrotóxico; para a concessão de licenças ambientais; para o uso de armas e para matar; a drástica redução de verbas para as universidades, a ciência e tecnologia é um desastre de proporções imensuráveis. O isolamento internacional revela a incapacidade do governo fascista de dialogar com os seus e com os outros.

No entanto, a pauta da extrema direita é a volta do comunismo (outra teoria maluca, porque é simplesmente impossível voltar o que não foi), o aborto, a liberdade religiosa, a emblemática luta contra o STF e o TSE.

Parece que fascista não vai ao supermercado.

Sincera e seriamente, tem algo de muito errado neste País. E não é a esquerda, porque não é ela que está governando.

(*) Fernando Benedito Jr.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com