Cidades

À beira do lockdown, Ipatinga deve adotar novamente o isolamento social

IPATINGA – O prefeito de Ipatinga Nardyello Rocha afirmou em live nas redes sociais neste sábado (30) que vai propor novamente a adoção do isolamento social como forma de conter o avanço do novo coronavírus na cidade, que registrou neste sábado o terceiro óbito por covid-19 e 239 casos confirmados de contaminação. “Nosso índice de contaminação por milhão de habitante é maior do que o índice previsto para lockdown. Então, o momento é de muito sabedoria. Para não termos que chegar na paralisação total precisamos tomar uma posição e Ipatinga vai fazê-lo”, afirmou o prefeito, adiantando que a proposta será submetida ao Comitê Gestor de Crise, mas não precisou a data da reunião.

FOGO CRUZADO

No fogo cruzado e alvo de severas críticas e manifestações do empresariado por ter feito o isolamento social e depois novamente criticado por adotar a flexibilização, Nardyello disse que foram as medidas tomadas inicialmente que garantiram o adiamento do atual momento de colapso hospitalar e pico da contaminação.

“Ipatinga chega ao 3º caso de óbito confirmado. Pior do que isso, percebemos já, e isso é do conhecimento da maioria da população, que o colapso de que tanto falávamos, que aconteceria em relação a falta de leitos dos hospitais da macrorregião do Vale do Aço já acontece. Conseguimos reduzir de mais de 120 para 90 o  número de leitos ocupados, o que é preocupante ainda. Nas enfermarias, conseguimos manter a taxa de ocupação na faixa  de 55 a 60%. Semana que vem teremos nosso hospital de campanha, mas, infelizmente, ele não tem UTI devido a falta de equipamentos principalmente respiradores para ser comprado no mercado. Durante o isolamento inicial fomos alvo  de muitas críticas e manifestações. Mas foi esse isolamento social que nos deu oportunidade de adiar este momento difícil e de pico da pandemia”.

FREAR O VÍRUS

Apesar do atraso na montagem do hospital de campanha, que havia sido esboçado no início de maio e depois cancelado segundo a avaliação de que era desnecessário por causa do baixo número de contaminação; bem como de discussões a respeito da falta de leitos de UTIs e respiradores desde o início da pandemia (o que não justifica o argumento de que não existem respiradores no mercado, já que poderiam ter sido adquiridos anteriormente), o prefeito enumera que “foi neste momento difícil que se conseguiu aumentar de 7 para 10 os nossos leitos de UTI com probabilidade de subir para 12 nos próximos dias; foi esse isolamento que nos deu condição de sairmos de 16 leitos de enfermaria para 40, de fazer a sanitização, de contratar profissionais”.

Ele reconhece que apesar dos esforços o momento de pico chegou. E faz um apelo à unidade: “Nós precisamos estar juntos para enfrentar este momento. A cidade de Ipatinga já tomou uma decisão: levarei ao conhecimento dos membros do Comitê Gestor de Crise a proposta de retomar o funcionamento somente para o que for essencial, assim como fizemos da primeira vez, no intuito de segurar esse desenfreado crescimento”.

UNIDADE REGIONAL

Nardyello conclama ainda as demais cidades da região a aderirem às medidas de isolamento social mais rigorosas, até porque os principais hospitais de referência estão em Ipatinga, como Hospital Márcio Cunha e o Hospital Municipal de Ipatinga. Entretanto, pondera sobre a autonomia de cada município para tomar uma posição.

“É claro, seria muito importante se essa decisão fosse de todo o Vale do Aço, mas jamais poderíamos interferir, pelo contrário, respeitamos e muito a posição de cada prefeito das cidades do Vale do Aço. Mas, a decisão de Ipatinga será essa: nós vamos retomar o funcionamento somente do essencial se assim, obviamente, o nosso Comitê Gestor entender”.

Nardyelo disse ainda que procurará os prefeitos da Macrorregião de Ipatinga, composta por 35 cidades, para caminharem juntos na  luta contra o coronavírus. “Ipatinga não vai ficar inerte e vai se posicionar mais uma vez, assim como tem feito. Fui alvo de muitas criticas quando falei de isolamento social e a reposta está aí, com os números do momento. Primeiro a vida da população de Ipatinga e da Macro da qual Ipatinga faz parte”, reiterou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com