Cidades

HMC reforça campanha para manter rins saudáveis

IPATINGA – No Dia Mundial do Rim, lembrado em 12 de março, o Hospital Márcio Cunha (HMC) alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças nos rins, principalmente para àqueles que têm maior risco de desenvolvê-las ou agravá-las. Atualmente cerca de 10% da população mundial tem Doença Renal Crônica, que é resultado da perda progressiva e irreversível das funções dos rins. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, um em cada dez brasileiros tem problemas nos rins e 70% dos pacientes em diálise descobrem a doença tardiamente.

Segundo o médico nefrologista do HMC, Carlos Alberto Chalabi Calazans, vivemos hoje uma epidemia da doença renal com números cada vez mais preocupantes. “Uma das principais dificuldades é que a doença renal é silenciosa e pode não apresentar sinais ou sintomas durante muito tempo”, explica. Para garantir o bom funcionamento dos rins, o nefrologista ressalta a importância de adotar hábitos como controlar o peso, praticar atividades físicas, controlar a pressão arterial, não fumar, não tomar remédios sem orientação médica, controlar a glicemia e beber bastante água.

CONSCIENTIZAÇÃO
O chamado para adoção de hábitos saudáveis e a conscientização sobre os cuidados com os rins está estampado na fachada da Unidade I do Hospital Márcio Cunha, que ganhou um megabanner e iluminação especial em azul e vermelho, as cores da Campanha internacional para Rins Saudáveis.

Alinhada com os principais centros de tratamentos renais do mundo, a equipe do Centro de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Márcio Cunha desenvolverá ainda, nesta quinta-feira, ações para informar e chamar atenção das pessoas para o assunto. Serão distribuídos panfletos com dicas de prevenção para colaboradores e dependentes da Fundação São Francisco Xavier e para alunos dos ensinos Fundamental e Médio do Colégio São Francisco Xavier.

O Dia Mundial do Rim é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e da Federação Internacional de Fundações de Rim (IFKF) com ações simultâneas em vários países. No Brasil, a campanha é coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), com apoio do Ministério da Saúde.

Prevenção: o melhor cuidado
A detecção precoce do mau funcionamento dos rins é considerada o fator mais importante para o sucesso do tratamento da insuficiência renal. Por isso, fazer uma avaliação periódica com um nefrologista é importante para que as doenças dos rins possam ser diagnosticadas ainda em fases iniciais, evitando que ocorram mais lesões renais.

O check up renal também pode ser realizado para verificar se o paciente possui alguma tendência para desenvolver uma doença renal, seja por conta de uma genética favorável ou por causa de hábitos de vida inadequados.

“Considerando o aumento da expectativa de vida da população, a prevenção é uma das principais formas de evitar doenças dos rins. Com a detecção precoce, é possível tratar com medicamentos, controle alimentar e, assim, retardar a perda da função renal”, ressalta Calazans.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com