Esportes

82% das obras do Parque Olímpico estão prontas

Agência Brasil

BRASÍLIA – A um ano dos Jogos Olímpícos, 82% das obras do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, estão prontas, segundo a prefeitura do Rio e o Comitê Rio 2016. A previsão é que a conclusão ocorra até o segundo trimestre de 2016, já que os trabalhos estão dentro do prazo.

INSTALAÇÕES

Entre as instalações do complexo esportivo, apenas o Estádio Aquático Olímpico, que está 81% concluído, deve ser terminado em 2016, no primeiro trimestre. As arenas cariocas 1, 2 e 3 estão com 85%, 91% e 93% da construção pronta.

O Centro Olímpico de Tênis deve ser inaugurado ainda no terceiro trimestre de 2015, apesar de estar com 68% concluído. Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, parte das obras pode estar com um percentual menor, porque as etapas restantes são menos trabalhosas e mais rápidas. O Velódromo Olímpico (61%) e a Arena do Futuro (74%) devem ficar prontos até o fim do ano.

Paes: ‘‘infraestrutura pior foi argumento”

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou ontem (5) que a cidade foi escolhida para sediar as Olímpiadas e Paralimpíadas justamente por ter infraestrutura pior que as cidades concorrentes. “O Rio ganhou de cidades como Chicago, Tóquio e Madrid, não porque ele tenha melhor infraestrutura. Pelo contrário”, disse em entrevista coletiva ao visitar o Parque Olímpico na manhã de ontem (5), quando se inicia a contagem regressiva de um ano para o evento de 2016. Ao se dirigir principalmente à imprensa internacional, ele lembrou que, com a escolha, a infraestrutura da cidade melhorou bastante e que não há como comparar o Rio às outras cidades que disputaram a sede dos Jogos Olímpicos.

Atletas estão sem lugar para treinar

O Rio perdeu atletas olímpicos pela falta de locais apropriados para treinar. Essa é a avaliação de entidades esportivas fluminenses, ontem (5), a um ano para as Olimpíadas Rio 2016. Eles criticam as autoridades por não terem investido em equipamentos para atletas no estado. Somente na capital, três locais de competição e treinamento foram demolidos, desde que a cidade foi anunciada sede do evento.

A coordenadora técnica de atletismo do Vasco, Solange Chagas do Valle, explicou que praticamente todos os atletas de alto rendimento deixaram o Rio. “É lamentável que na cidade sede das Olimpíadas estejam destruindo em vez de construir pistas. Estamos sem local para treinar e competir. A situação é caótica. Os melhores já migraram, alguns até abandonaram o esporte”, lamentou ela

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com