Policia

350 kg de drogas apreendidas viram fumaça em alto-forno

Divulgação PC

IPATINGA – Cerca de 350 quilos de drogas foram incinerados na manhã desta quinta-feira (6) em um alto forno da Usiminas. A destruição dos entorpecentes foi acompanhada pela delegada Regional Irene Angélica Franco e pelo delegado de Operações Gilmaro Alves, além de promotores de justiça, juízes e agentes da vigilância sanitária. Entre as drogas havia maconha, cocaína e crack.

Para o delegado responsável, Gilmaro Alves, é importante este trabalho e sua divulgação para que a sociedade possa conhecer o destino das drogas apreendidas em poder de traficantes e usuários ao longo dos anos.

“Recentemente foi notada a preocupação com a reforma legislativa promovida pela Lei 12.961/14, buscando a celeridade da destruição das drogas apreendidas, preservando-se amostra necessária à realização do laudo definitivo. Anteriormente à nova lei, já havia essa destruição. Agora o que se pretende é eliminá-la o mais rápido possível, mesmo porque grandes quantidades guardadas representam riscos”, explicou o delegado.

15 DIAS
A lei 12.961/2014 prevê que em caso de flagrante, a droga será destruída no prazo de 15 dias, na presença do Ministério Público e da autoridade sanitária. Quando não houver prisão em flagrante, a droga será incinerada no prazo de 30 dias, a partir da data da apreensão, guardando-se amostra necessária à realização do laudo definitivo. A medida altera a Lei 11.343/2006, que trata do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad).

Ainda de acordo com a polícia as drogas são oriundas de apreensões procedidas pelas polícias civil e militar. Para Irene Franco, o volume de substâncias entorpecentes tem aumentado com grandes apreensões, fruto de várias operações policiais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com